Governador Camilo Santana anunciou, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, mais duas medidas sociais para beneficiar famílias cearenses no período da pandemia.
Ele encaminhou mensagem a Assembleia Legislativa que garante um cartão alimentação para 150 mil famílias de baixa renda, denominado de auxílio cesta básica. Camilo Santana explicou a ação.
A segunda medida social anunciada pelo governador foi uma reivindicação feita pelo setor de transportes.
O governador Camilo Santana confirmou que vai suspender o pagamento da taxa de regulação nos transportes regulares e complementares do Estado pelos próximos dois meses, em abril e maio.
Nesta quarta-feira (7), começou a distribuição de 250 mil Vale-Gás para as prefeituras cearenses, que repassam às famílias mais vulneráveis já cadastradas. O governador Camilo Santana também falou sobre o assunto.
Anvisa e Sputnik
Camilo Santana informou que na última terça (6) e nesta quarta-feira (7), esteve reunido com a direção da Anvisa, solicitando a liberação da importação da vacina russa Sputnik V, e segundo a Lei Federal criada para esses casos, em casos de importação de vacinas já autorizadas por outras agências internacionais, todo o processo deverá ser feito em sete dias úteis ou até nove dias corridos.
A vacina russa Sputnik V tem 91,6% de eficácia contra casos sintomáticos de Covid-19 e já é aplicada em 58 países no mundo inteiro.
Vacinômetro
O governador lembrou que está disponível para consulta de todos, o Vacinômetro que mostra o número de vacinas aplicadas pelos municípios e é atualizado diariamente pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Com dados registrados até o 12h desta terça-feira (6), foram aplicadas até aqui 1.220.878 doses, sendo, 975.739 da primeira dose e 245.139 da segunda dose.
Quase 5 mil leitos
O Governo do Ceará segue entregando diariamente novos leitos exclusivos para atender a pacientes com Covid-19 e Camilo listou que o sistema estadual de saúde e suas unidades de saúde conveniadas contam nesse instante com um total de 4.846 leitos exclusivos, sendo 3.618 de enfermaria e mais 1.228 leitos de UTI. Na transmissão, Camilo afirmou que atualmente o Ceará já ultrapassou em quase 2 mil o número de leitos exclusivos para atender pacientes com Covid do que tinha no pico da pandemia em 2020.
Não é hora de relaxar
Camilo terminou a transmissão falando que os números estão com uma tendência de melhora, mas ainda é muito grave.