Ícone do site Eh Política

Comissão de Cultura recebe secretário municipal e artistas de Fortaleza

Em reunião virtual na última segunda-feira, 12, a Comissão de Cultura, Esporte e Juventude recebeu o secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira (PDT) e representantes do setor cultural. Durante o encontro foram apresentadas as ações da Secultfor no enfrentamento da pandemia e demandas de integrantes do segmento.

Elpídio Nogueira falou sobre o Conselho Municipal de Cultura; a reformulação do Plano de Cultura Municipal, com a realização de estudo; execução de uma Conferência Municipal de Cultura; e o credenciamento cultural a ser realizado em maio, aberto aos artistas de Fortaleza.

“Quando chegamos na Secretaria fizemos um diagnóstico e com a pandemia não pudemos fazer um planejamento estratégico como queríamos. Estamos direcionando para os dias 17 e 18 de maio a realização de um planejamento estratégico para o quadriênio da cultura na cidade. Conseguimos mais de R$ 700 mil em emendas parlamentares para a Secretaria de Cultura”, destacou o secretário.

O momento foi importante para os artistas e vereadores que puderam conhecer melhor a política de cultura da cidade, bem como, estabelecer um canal de diálogo com o Executivo.

O vereador Guilherme Sampaio (PT) reforçou a importância da reunião para o planejamento de políticas públicas na área da Cultura, além de enaltecer o perfil do secretário Elpídio Nogueira de ouvir e debater as demandas do setor.

“Foi importante essa reunião, pois mostra o perfil do secretario em ouvir e debater, além de apresentar as diretrizes que vão se encaminhando para a cultura da cidade. Quero fazer um pedido especial ao secretário para uma atuação nas ações emergenciais que a situação pede. O momento exige a conciliação do olhar estratégico com o emergencial. Precisamos ficar atentos às necessidades de sobrevivência dos artistas, pois estão muito dependentes do poder público nesse momento”, reforçou.

O conselheiro tutelar e artista, Wescley Sacramento, evidenciou a relevância da construção de uma conversa propositiva entre o Legislativo, sociedade e a pasta. “É muito importante que o Legislativo dialogue com a Secretaria de Cultura e com os movimentos comunitários para que essa ação se fortaleça. A reunião foi um momento de a gente reivindicar, parabenizar e reconhecer o papel da Secretaria de Cultura no município de Fortaleza. Hoje não temos um Ministério da Cultura a nível nacional e isso é um retrocesso. É muito importante que o Poder Municipal se fortifique e estimule a cultura popular, a cultura do nosso povo”, disse Wescley .

Pautas da Comissão de Cultura, Esporte e Juventude

Em tramitação no colegiado, quatro matérias foram aprovadas por unanimidade pelos parlamentares. Além das duas da pauta de convocação (PLO nº37/2021 e o Requerimento nº 457/2021), outras duas foram inseridas extrapauta (Indicativos nº 68/2021 e 183/2021), pois já haviam sido discutidas e aprovadas pela Comissão de Orçamento mais cedo. Confira o teor das mensagens:

projeto indicativo nº 68/2021, apresentado pelo vereador Lúcio Bruno (PDT), requer a criação do Fundo de Incentivo ao Esporte e Lazer e o Conselho Municipal de Esporte e Lazer do município de Fortaleza. O autor evidenciou a implementação de políticas públicas voltadas aos esporte na gestão do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, com relevante envolvimento da sociedade e de entidades com a pasta.

“A gente trabalhou muito a política de esporte na cidade de Fortaleza. O ex-prefeito Roberto Cláudio queria criar um Fundo para que bancos públicos, particulares e entidades pudessem ajudar o esporte em Fortaleza. Essa indicação viabiliza que essas entidades, organizações ou empresas possam colaborar com recursos financeiros criando um Fundo do Esporte e o Conselho para verificar para onde está indo esses valores. Estamos criando um mecanismo legal para ajudar a cidade de Fortaleza”, reforçou o parlamentar.

Outro indicativo o de nº 183/2021, de autoria do vereador Júlio Brizzi (PDT), trata sobre o Programa Bolsa Esporte no município de Fortaleza. “O indicativo contempla duas modalidades de bolsa; bolsa atleta, para atletas de alto rendimento, e a bolsa treinador. A gente sabe que o esporte é uma política pública incrível, pois tem resultado a médio e longo prazo. O apoio traz resultados na área do esporte”, ressaltou Júlio.

PLO nº 37/2021, de autoria do vereador Danilo Lopes (Podemos), dispõe sobre a criação do Dia do Personal Trainer no município de Fortaleza a ser comemorado no dia 29 de novembro. Conforme o autor do projeto, o objetivo é reconhecer esses profissionais e suas atividades perante a cidade de Fortaleza.

“Essa proposta do Dia do Personal Trainer é para a gente valorizar esses profissionais, principalmente nesses momentos trágicos de pandemia. Ano passado eles passaram 4 meses parados sem nenhum recurso, sem auxílio, e diante desse novo cenário de liberação de atividades, nesse último decreto ainda não houve a liberação dos espaços destinados aos exercícios físicos. Essa homenagem é para que eles sejam reconhecidos”, disse o vereador Danilo Lopes.

De autoria do vereador Ronaldo Martins(Republicanos), o Requerimento nº 457/2021,  requer a outorga da Medalha do Mérito Esportivo Municipal Ayrton Senna à atleta cearense Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo (Amandinha), jogadora de futsal do time leoas da serra, eleita 7 vezes a melhor jogadora de futsal do mundo.

“O projeto é mais um reconhecimento e uma honra para nós, uma menina do Conjunto Ceará sendo eleita 7 vezes a melhor jogadora do mundo. Meu parecer é favorável. Amandinha é uma craque no futsal. É mais uma justa homenagem e uma honra para nós fortalezenses”, evidenciou o relator da pauta, Lúcio Bruno (PDT), que foi seguido pelos pares aprovando a mensagem.

Foto: André Lima

Sair da versão mobile