A criação de clínicas populares de reabilitação pós-Covid-19 no Ceará está sendo proposta pela deputada Fernanda Pessoa (PSDB). A iniciativa sugere a criação de uma rede integrada por fisioterapeutas, psicólogos, ortopedistas, neurologistas e demais profissionais de saúde da rede pública que possam atuar na reabilitação de pacientes com sequelas físicas e psicológicas decorrentes da Covid-19.
Conforme o projeto de indicação 30/2021, em tramitação na Casa, caberá ao Governo do Estado – por intermédio da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) – a coordenação e gerência das clínicas populares de reabilitação. Os equipamentos, segundo a proposta, devem ser implantados em parceria com as prefeituras municipais.
De acordo com Fernanda Pessoa, autora da iniciativa, estudos apontam que as principais sequelas dos pacientes, após vencerem a fase aguda da Covid-19, estão relacionadas ao acometimento pulmonar. “Contudo, também há relatos de sintomas diversos, visto tratar-se de uma enfermidade sistêmica, que ataca praticamente todos os órgãos e funções do corpo”, destaca.
A parlamentar ressalta ainda que, em virtude do quadro crescente de novos casos de Covid-19 e de manifestações corriqueiras de pessoas que enfrentam sintomas persistentes da doença, torna-se fundamental dotar a saúde pública cearense de um serviço de atendimento aos pacientes com sequelas da Covid-19, de forma a possibilitar sua total recuperação.
“Além dos impactos da Covid-19 na saúde pública, é inegável que há reflexos na economia como um todo e, em especial, nas finanças das famílias que, em grande parte, vêm enfrentando dificuldades com a alta do desemprego. Esse quadro, sem dúvida, potencializa a necessidade da intervenção do poder público na assistência à população, principalmente aos mais vulneráveis”, pontua Fernanda Pessoa.
Por se tratar de projeto de indicação e, portanto, sugestão, cabe ao Governo, se acatar, enviar a proposta em forma de mensagem para a apreciação da AL.