Na última segunda-feira (19/04), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Dr. Ricardo Cavalcante, promoveu reunião virtual com o Deputado Federal Danilo Forte, Presidente da Frente Parlamentar pelas Energias Renováveis do Congresso Nacional, para discutir o Projeto de Lei 576/2021, sobre a regulamentação de geração de energias renováveis na costa brasileira, em especial a eólica offshore. Estiveram presentes, ainda , Adão Linhares Muniz, Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações do Estado do Ceará; Luis Carlos Queiroz , Presidente do Sindienergia-CE; Jurandir Picanço, Consultor do Núcleo de Energia e Presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará da FIEC; Além dos empresários Lauro Fiúza Júnior (Servtec Energia), Lucio Bonfim (BI Energia), Ricardo Simões (Vista Energia) e Adriano Huland ( R.Amaral Advogados) e Aloisio Neto (Aloisio Neto & Sérgio Ximenes Advogados Associados).
A ideia do encontro foi discutir os desafios para implantação de projetos offshore, através da apresentação de questionamentos e dados de empresários do setor energético, a criação de um espaço de diálogo entre empreendedores e o poder público e o fortalecimento de possíveis projetos no Ceará.
O tema tem grande relevância para o estado do Ceará, pois ele impacta na implementação de projetos como a da criação de usinas de Hidrogênio Verde, que utiliza em uma de suas fontes a energia eólica offshore.