Ícone do site Eh Política

Reunião virtual esclarece projeto de lei que possibilita transformar times de futebol em empresas

Fortaleza se tornou sede da reunião virtual promovida pelo senador Eduardo Girão (Podemos/CE) sobre o Projeto de Lei 5516/2019, que propõe a criação do Sistema do Futebol Brasileiro. Junto ao senador cearense, esteve o senador – e relator do projeto – Carlos Portinho (PL/RJ), que explicou a natureza da proposta:

“Não dá para querer virar empresa de qualquer jeito, os clubes precisam se preparar para isso, formar a modelagem dos negócios que eles querem. Uma S/A (sociedade anônima) é o único formato de empresa que permite toda a estrutura necessária, é um marco legal, é a segurança jurídica para investimentos.”, explica Portinho.

Com a presença de presidentes de tradicionais clubes de futebol do país, especialmente do nordeste, a reunião teve como finalidade esclarecer o projeto que visa criar o Sistema do Futebol Brasileiro, uma Sociedade Anônima para regulamentar os times nacionais.

Além de representantes das equipes e da imprensa, também acompanharam a live outros senadores e órgãos esportivos, como a Secretaria de Esportes do Ceará, Comissão Esportiva de Esportes da OAB/CE e a Federação Cearense de Futebol.

Durante a reunião, foi ressaltado também que a sociedade não obriga nenhum clube a aderir o modelo de negócio, mas que a insegurança jurídica e econômica afasta os investidores dos times brasileiros, o que pode – como já vem acontecendo – levar os times à falência.

“O senador Portinho dialogou com mais de 340 pessoas durante mais de 3 horas na última das 22 rodadas de conversa  que ele se propôs a fazer. Então, o mais importante de tudo é perceber esse esforço e seguir para os trâmites legislativos”, aponta Girão.

(BlogRobertoMoreira)

Sair da versão mobile