A exploração de recursos minerais é de grande importância para a humanidade. Entretanto, essa prática gera grandes volumes de resíduos.
O evento “Utilização de Resíduos da Mineração” tem como objetivo apresentar a importância da pesquisa científica em busca do melhor aproveitamento desse material. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Sympla.com.
O Webinar é promovido pelo Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), vinculado à Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
Sobre o assunto, fala o gerente técnico do Laboratório de Rochas Ornamentais do Nutec, Wollker Cunha Soares.
Resíduos de mineração já são reintroduzidos na cadeia econômica em países como Canadá, EUA, Austrália, França, Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, África do Sul e China, sendo que a China possui meta de reutilizar ao menos 20% dos rejeitos de mineração.
Estudos apontam que o aproveitamento dos resíduos da mineração para a transformação em insumos de construção civil pode proporcionar redução de até 40% nos custos das obras, ademais do fato de se evitar a degradação ambiental com a disposição destes resíduos nas formas tradicionais (pilhas e barragens), ganho imensurável de equilíbrio ecológico.
A atividade minerária é, por si só, poluidora. Não há como extrair minerais da terra sem causar danos ao meio ambiente. Porém trata-se de atividade necessária à produção de diversos bens e manutenção do meio de vida do ser humano, logo, cabe a adoção dos meios de produção e técnicas que causem menos danos ao meio ambiente, como explica o gerente Wolker Cunha Soares.
-
Evandro Leitão é eleito novo prefeito de Fortaleza com 50,38% dos votos30 de outubro de 2024
-
FIEC sedia Expo Conecta Alimentos, feira do setor alimentício, em 19/1122 de outubro de 2024
-
Ceará Credi ultrapassa a marca de R$ 200 milhões em empréstimos e destina mais R$ 77 milhões em nova fase22 de outubro de 2024