O deputado Tony Brito (Pros) cobrou, em seu pronunciamento pelo primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (27/05), mais celeridade nas vacinações dos profissionais de segurança no Estado.
O parlamentar considerou contraditório que os presos sejam inseridos no grupo prioritário antes que todos os policiais estejam vacinados. Ele lembrou também que os policiais não têm a possibilidade de trabalhar em home office ou fazer isolamento social, e informou que 12 policiais civis cearenses da ativa morreram devido à Covid-19.
Tony Brito destacou que levou essa demanda e foi bem recebido pelo líder do Governo na Casa, deputado Júlio César Filho (Cidadania), e para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron. Ele ressaltou que há também uma reivindicação de parlamentares municipais, sindicatos e associações para a vacinação de todos os policiais.
O deputado citou ainda a iniciativa realizada no município de Camocim, que já teria vacinado os policiais que trabalham na cidade.
Em aparte, o deputado Delegado Cavalcante (PSL) criticou as condições precárias de trabalho e salarial dos policiais. Ele enfatizou que muitos deixam a carreira por causa dessa situação.
O deputado Sérgio Aguiar (PDT), também em aparte, disse que considera justa a reivindicação do deputado Tony Brito e reforçou que os profissionais de segurança pública têm sido valorizados pelo Governo.
O líder do Governo, deputado Júlio César Filho informou que já houve uma conversa com o secretário de Segurança, Sandro Caron, sobre o tema e afirmou que o governo está empenhado em agilizar a vacinação dos agentes de segurança pública. Ele pediu aos deputados que têm mais proximidade do Governo Federal que solicitem mais doses da vacina para os profissionais de segurança.