Edição do Dia
Notícias
Prefeitura entrega conjunto de intervenções de segurança viária na Serrinha

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, e a superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Juliana Coelho, entregaram, na última quinta-feira (17/06), um conjunto de intervenções de segurança viária na Serrinha. As medidas visam melhorar o tráfego de veículos e pedestres, além de reduzir acidentes viários.

As ações incluíram renovação da sinalização em 190 cruzamentos, implantação de dois novos binários, readequação da velocidade para 50 km/h em três vias, uma Área de Trânsito Calmo e cerca de 9,1 km de novas ciclofaixas.

“São ações importantes de segurança viária para preservar a integridade do fortalezense. Todas essas intervenções vão contribuir para diminuir o número de acidentes fatais ou com vítimas com lesões. Isso faz de Fortaleza uma das cidades reconhecidas internacionalmente por suas políticas públicas de mobilidade urbana”, frisou o prefeito.

O bairro apresentou elevado índice de acidentes nos últimos quatro anos. Entre 2015 e 2019, foram registrados um total de 1.299 sinistros de trânsito, sendo 1.004 com vítimas feridas e 25 com vítimas fatais. A AMC contabilizou 97 atropelamentos no período.

Durante a entrega do projeto, Sarto visitou um espaço de convivência instalado no bairro. Com pintura e uso de materiais de baixo custo, o local foi revitalizado por agentes da AMC e hoje é ocupado pela população, onde crianças podem brincar com segurança. Entre as ações concluídas, o prefeito ressaltou o aumento das ciclovias e ciclofaixas.

“Avançamos, durante a pandemia, em quilômetros de ciclovias e ciclofaixas e na política de incentivo ao uso da bicicleta. A bicicleta ajuda na saúde, na economia, na preservação do meio ambiente, porque não polui. Tem uma série de indicadores mundiais que defendem o uso cada vez maior da bicicleta como meio de transporte. E aqui na Serrinha, estamos entregando áreas como essas, que vão beneficiar o cidadão”, destacou José Sarto.

O trabalho de renovação do trânsito da área também incluiu a implantação de cinco novos semáforos, construção de duas travessias elevadas para pedestres, 10 novas lombadas e tachões refletivos em 26 cruzamentos, que servem como redutor de velocidade.

Novos Binários

Neste projeto foram concluídos dois novos binários, o primeiro sendo formado entre as Ruas Profa. Heloisa Ferreira Lima e Freire Alemão (trecho entre a Av. Dr. Silas Munguba e a Rua Inácio Parente) e o segundo formado entre as ruas Cônego Lima Sucupira e Guerra Junqueiro.

Travessias elevadas para pedestres e lombadas
As três novas travessias elevadas para pedestres foram implantadas na Rua Antônio Teixeira Leite, em frente ao Colégio Maria Ester, e na Rua Betel, em frente ao posto de saúde Dom Aloísio Lorscheider.

Tais estruturas garantem uma passagem mais segura aos pedestres, incentivando que o condutor respeite a faixa e reduza a velocidade para dar prioridade a quem anda a pé.

Também foram construídas dez lombadas nos seguintes locais: Rua Gov. João Carlos (entre Rua Cônego Lima Sucupira e Rua Galileu); Rua Gov. João Carlos (entre Rua Magnólia e Rua Pe. Nóbrega); Rua Dr. Justa Araújo (entre Rua Magnólia e Rua Pe. Nóbrega); Rua Freire Alemão (entre Rua Elisa Baldo e Rua Santiago); Rua Marechal Bittencourt (entre Rua Dois e Rua César Alves); Rua Marechal Bittencourt (entre Rua Amsterdã e Rua Três); Rua Betel (entre Rua João França e Rua Campo Maior); Rua Betel (PGV Hospital Veterinário Sylvio Barbosa Cardoso): Av. Equador, próximo à Rua Bogari, e Rua Profª Heloisa Ferreira Lima, próximo à Rua Japi.

Sinalização semafórica

A AMC instalou cinco novos semáforos nos cruzamentos da Av. Bernardo Manuel x R. João de França; Av. Bernardo Manuel, próximo ao Supermercado Frangolândia; R. Anita Garibaldi x R. Bruno Valente; Av. Bernardo Manuel x R. Guerra Junqueiro; e Av. Bernardo Manuel x R. Pe. Ascenço Gago Novo.

Outro equipamento, localizado na Av. Dr. Silas Munguba x R. Profª Heloísa Ferreira Lima, teve ainda a inclusão de estágio para pedestres.

Área de Trânsito Calmo

Uma Área de Trânsito Calmo também está definida neste projeto e se encontra em andamento na Rua Betel, entre a Rua João de França e o PGV Hospital Veterinário Sylvio Barbosa Cardoso (Favet/Uece). Nesse trecho, estão localizados, além do Hospital Veterinário, a UPA do Itaperi, o Posto de Saúde Dom Aloísio Lorscheider e a Escola Municipal Projeto Nascente.

Zonas de 50 km/h

Como o excesso de velocidade é um dos principais fatores de risco de acidentes, a AMC readequou o limite em três vias para 50 km/h: Rua Governador João Carlos, Rua Dr. Justa Araújo e a Rua Marechal Bittencourt.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a readequação da velocidade de 60 para 50 km/h em uma via aumenta em dez vezes a chance de uma pessoa atropelada sobreviver.

Infraestrutura Cicloviária

A malha cicloviária foi ampliada com mais 9,1 km de novas ciclofaixas para garantir deslocamentos seguros aos ciclistas, beneficiando as seguintes vias: Heloísa Ferreira, Freire Alemão, Cônego Lima, Guerra Junqueiro, Gov. João Carlos, Justa Araújo e Av. Bernardo Manuel.

O programa contempla a instalação de 30 novos paraciclos, que são mobiliários urbanos utilizados para estacionamento de bicicleta. A medida, implementada mundialmente, incentiva o uso desse meio de transporte.

Abrir Whatsapp
Envio de mensagem
Quer receber notícias todo dia?