O deputado Júlio César Filho (Cidadania) apontou, durante o primeiro expediente da sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (01/09), os investimentos do Governo do Estado na segurança pública e os avanços contra o tráfico de drogas e na redução dos crimes violentos, comparados com outros períodos.
Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o parlamentar enfatizou o empenho dos agentes de segurança para os ganhos no enfrentamento à criminalidade e ressaltou que a sessão solene realizada na terça-feira (31/08) buscou homenagear personalidades de destaque do setor no Ceará. O deputado é coautor do requerimento para realização da solenidade.
As personalidades homenageadas na ocasião, conforme Júlio César Filho, foram o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Sandro Luciano Caron; o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Sérgio Pereira dos Santos; o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Francisco Márcio de Oliveira; o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio César Nogueira Torres, e o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Ronaldo Roque de Araújo.
“Essas pessoas representavam toda uma corporação, um grupo de servidores e de segmentos. O momento foi de reconhecimento, reconhecendo os resultados alcançados na área da segurança pública. Os homenageados fizeram suas carreiras de forma operacional, na rua, enfrentando a bandidagem, e tenho certeza de que continuarão fazendo um excelente trabalho”, afirmou o parlamentar.
De acordo com Júlio César Filho, a apreensão de drogas no Estado teve um aumento, de janeiro a julho de 2021, que ultrapassou 178%, e superou ainda a quantidade do ano passado inteiro. Ainda conforme dados do deputado, o Ceará registou redução de 28% no registro de homicídios, no primeiro semestre deste ano, se comparado a 2020.
O líder do Governo reiterou o compromisso do Poder Executivo com a capacitação de agentes de segurança e investimentos em estruturas de delegacias, compra de coletes, armas e o complexo de segurança pública, que integrará a secretaria e suas vinculadas. “Os investimentos não são só em equipamentos, mas em pessoas”, apontou.
Júlio César Filho elencou ainda outras ações do Governo do Estado no setor de segurança, tais como a realização de concursos para policiais militares, policiais civis e agentes da Polícia Forense do Ceará (Pefoce). “São investimentos; reconhecimentos, através de promoções; e de conquistas nas carreiras, com reajuste salarial, mesmo em meio a uma crise. Isso é reconhecer o sacrifício desses agentes no enfrentamento da violência no Ceará”, observou.
O deputado Diego Barreto (PTB), em aparte, afirmou que a solenidade foi uma oportunidade de homenagear profissionais que não medem esforços para enfrentar a criminalidade, mesmo que isso possa interferir na segurança de suas famílias. “Durante a pandemia, eles não pararam um minuto sequer, mesmo com o perigo da violência e o do vírus. Temos que aplaudi-los. E os números mostram as reduções dos crimes contra a vida. Graças aos investimentos do Estado e ao empenho desses profissionais”, pontuou.
O deputado Osmar Baquit (PDT) comentou os investimentos do Ceará com equipamentos para a segurança pública, segundo ele, com preços mais baratos, gerando economia. Conforme o parlamentar, outras políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado são importantes para preservar a vida dos cearenses.
O deputado Queiroz Filho (PDT) pontuou sobre a preocupação do Executivo ainda com as queimadas e lembrou que a Assembleia Legislativa aprovou, no último dia 12 de agosto, um projeto que permite a contratação temporária de brigadistas de incêndios florestais.
A deputada Dra. Silvana (PL) solicitou ao deputado Júlio César Filho, líder do Governo na Casa, celeridade na tramitação de um requerimento de repúdio a um deputado federal que, segundo ela, publicou em redes sociais que ouviria o ex-marido de Maria da Penha para “ouvir a versão dele” sobre o crime contra a mulher que deu nome à lei de direitos das mulheres. “Eu não quero ouvir bandido nenhum. Esse deputado (Jessé Lopes – PSL-SC) também deveria ser punido pelo seu ato”, disse.
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) também parabenizou o Governo do Estado pela “valorização que tem dado aos agentes de segurança” e ressaltou a importância de manter os investimentos em prol dos cearenses.