Durante reunião com o secretariado municipal, realizada nesta sexta-feira (17/09), o prefeito José Sarto, afirmou que Fortaleza tem hoje 137 obras em andamento e aproximadamente 90% delas estão na periferia. Desse total de obras, 95 serão concluídas em 2021 e 42 em 2022. Outras 42 devem iniciar no ano que vem.
O Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), o maior conjunto de investimentos já realizado nos bairros não centrais, está transformando comunidades de alto nível de vulnerabilidade social. O projeto contempla 30 bairros e, até o momento, 14 obras já foram iniciadas.
Dentre as ações executadas na periferia, o prefeito citou ainda obras como a Rua do Comércio do bairro Vila Velha, na avenida Mozart Pinheiro de Lucena, e a Urbanização do Projeto Beira-Rio, que já está com 40% de execução. Além disso, Sarto também deu destaque à construção do novo calçadão na orla da Barra do Ceará, que será integrado ao projeto Vila do Mar, criando ampla área de lazer e fomentando o turismo e o comércio local.
“A cidade continua com as obras de saneamento, drenagem, pavimentação e urbanismo, localizados basicamente na periferia. É um privilégio ter iniciado a Rua do Comércio no Vila Velha, por exemplo, que cria um verdadeiro pólo econômico gerador de oportunidades e renda para os moradores do bairro”, declarou o gestor.
O Proinfra inclui, ainda, obras de construção de escolas de tempo integral, de novos centros de educação infantil, de areninhas, de escolas areninhas por toda a Cidade. De acordo com o titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura, Samuel Dias, por trás das intervenções, há uma política de priorização daqueles que mais precisam, de forma a proporcionar saúde e garantir perspectiva de futuro às crianças que estão sendo contempladas com as novas estruturas, sobretudo as da área da educação.
“Essa é uma ação prioritária da Prefeitura no sentido de transformar os bairros e retomar a dignidade das famílias. Com o pacote de obras em execução, teremos, ao longo dos próximos três anos, um grande conjunto de entregas em todas essas áreas”, explicou.
Retomada econômica
Outro ponto levantado pelo secretário da Infraestrutura é a retomada econômica da Capital em razão do período pandêmico. Dias considera que a execução de obras nos bairros mais afastados se tornaram fundamentais por gerar, além das melhorias na Cidade, diversas oportunidades de trabalho.
“Está sendo gerado emprego e renda para a população de cada bairro, pois se emprega a mão de obra dos trabalhadores de cada local. São áreas onde é comum ter poucas oportunidades, e o recurso acaba sendo injetado, portanto, na economia de cada parte do território, realizando uma grande contribuição para a retomada econômica”, enfatizou.
Saiba mais
O Proinfra tem como critério de escolha para a realização das obras os locais que possuem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), no intuito de garantir benefícios a longo prazo por meio de melhorias na qualidade de vida para toda a população
As regiões da cidade, cuja infraestrutura ainda é precária, recebe recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As obras foram iniciadas em setembro de 2019.
-
Confira os oito primeiros secretários de Evandro Leitão: Idilvan Alencar assume Educação15 de dezembro de 2024
-
Avenida Beira-Mar recebe 2ª Grande Feira de Empreendedorismo de Fortaleza10 de dezembro de 2024
-
Freitas Cordeiro apresenta números da Jornada Integração no Encontro de Líderes Cedelistas10 de dezembro de 2024