A agenda de treinamentos para uso e manejo clínico do capacete de respiração assistida Elmo continua intensa. Neste mês de setembro, já foram habilitados profissionais de saúde do Hospital Geral de Fortaleza, Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Hospital Municipal de Caucaia e Prefeitura Municipal de Fortaleza.
A capacitação é realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), às terças, quartas, quintas e sextas-feiras.
Com duração de quatro horas, o cronograma de atividades se divide nas seguintes etapas: aula expositiva, montagem do equipamento e simulação realística.
Desde o início do ano, mais de 1.400 profissionais da Saúde já receberam a capacitação, entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiros clínicos. A expectativa é que, até o próximo mês de dezembro, cerca de 800 novas habilitações ainda ocorram. Para isso, a ESP/CE tem ampliado o acesso ao treinamento, por meio da modalidade à distância.
O Gerente do Centro de Simulação Realística da ESP/CE, Rafael Dantas, destaca como surgiu a ideia de desenvolver o formato on-line e explica que a matriz de ensino se mantém a mesma do modelo presencial.
Os treinamentos para manejo clínico do capacete Elmo podem ser solicitados pelo site sus.ce.gov.br/elmo/faca-seu-treinamento.
-
Jijoca de Jericoacoara: a cidade do nepotismo09 de janeiro de 2025
-
Prefeito de Pacajus inicia mandato com ações para reduzir dívida pública e melhorar serviços municipais07 de janeiro de 2025
-
Nesta sexta-feira (3), Governo do Ceará autoriza obras de esgotamento sanitário em 17 municípios02 de janeiro de 2025