“O setor de turismo, pela nossa vocação e nosso potencial, é uma grande estratégia para que a gente possa retomar as oportunidades de emprego e retomar a economia brasileira”. A declaração foi dada pelo governador do Ceará, Camilo Santana, durante a abertura da 48ª edição da ABAV Expo & Collab, realizada nesta quarta-feira (6), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Considerada a maior feira de negócios de Turismo do Brasil, a ABAV Expo & Collab seguirá até 8 de outubro, de forma híbrida, com público limitado a um fluxo simultâneo de três mil pessoas, que se alternarão nos dias do evento.
Maior evento-teste já autorizado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) na retomada de congressos e feiras, a exposição é uma iniciativa da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), com apoio da Secretaria do Turismo (Setur). Nesta edição, sediada pela primeira vez em Fortaleza, o Ceará torna-se o centro das negociações mais importantes do setor no Brasil e na América Latina. Visitantes e expositores terão acesso ao que há de mais relevante no trade do turismo nacional.
Para isso, o evento reúne 184 marcas expositoras durante três dias, com protocolo sanitário específico. Ao todo, a exposição conta com 6 mil visitantes pré-inscritos que vão usufruir de mais de 50 painéis e palestras na área de difusão de conhecimento e capacitação – a Vila do Saber. Toda a programação do evento físico será transmitida por meio de uma plataforma virtual.
Na oportunidade, o governador ressaltou que a localização do Ceará é estratégica e favorece a criação de um ambiente positivo para o turismo. “Nós traçamos uma estratégia de transformar o Ceará num hub aéreo, através da parceria com a Gol, Air France e KLM. Para vocês terem uma ideia, antes da pandemia chegamos a ter 48 voos internacionais por semana no estado, porque nós consideramos que o Ceará é o ponto mais próximo da Europa”, justificou Camilo Santana, anunciando que os voos das companhias aéreas francesa e holandesa para Fortaleza serão retomados neste mês.
O Ceará já apresenta números positivos na retomada, registrando em 2021 um aumento de 11,87% na movimentação de passageiros nos principais aeroportos do estado em relação a 2020. O Ceará também foi eleito pela Top Aviesp 2020 o melhor destino turístico do Brasil.
Ao citar os desafios enfrentados durante a pandemia da Covid-19, o chefe do Executivo Estadual registrou o constante diálogo com o setor de turismo para apoiar os profissionais. “Nós procuramos criar várias ações para fortalecer e proteger, com diálogo e construção de apoio importante que temos tido com o setor de turismo. Desde o guia de turismo lá no município do interior aos bugueiros que receberam apoio do Estado nesse período da pandemia. E nos sentimentos felizes porque agora é um momento de retomada. Há uma grande preocupação de gerar oportunidade para as pessoas”, afirmou.
Ainda segundo Camilo Santana, outra vantagem do estado é a capacidade de conectividade. “Todos os cabos submarinos de fibra óptica que entram no Brasil, entram por Fortaleza. Temos 16 [cabos], e os mais recentes [a operar comercialmente] foram os cabos da EllaLink, com o primeiro cabo unindo o continente europeu com o Brasil, diminuindo a latência, tempo de resposta na comunicação, que é fundamental”, explicou.