Ícone do site Eh Política

Assembleia Itinerante oferece cursos de gastronomia à população de São Benedito

A Assembleia Itinerante, em pareceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está ofertando cursos de gastronomia aos sambeneditenses. Nesta quarta-feira (17/11), divididos em duas turmas por dia, uma pela manhã e outra à tarde, com 16 alunos cada, os participantes aprenderam como preparar bolos caseiros e, amanhã, as aulas de culinária serão sobre como fazer pães recheados.

A instrutora do curso, Marianne Pita, avalia que a interiorização dos cursos de gastronomia ajuda a dar mais oportunidade de conhecimento à população. “Acredito que a parte social que a Assembleia Itinerante, junto com o Senai, está levando a todas as regiões do Estado, ajuda a fortalecer o indivíduo e mostrar à comunidade que eles estão sendo assistidos”, ressaltou.

A contadora Caroline Gomes Moreira, 37 anos, participou do curso de bolos. Para ela, essa é uma oportunidade de adquirir conhecimento tanto para quem já trabalha na área, como para quem tem curiosidade de aprender a culinária gastronômica.

“Fazer este curso é muito gratificante, pois não há nenhum aqui pela região. Para fazer algo parecido eu teria que me deslocar a outro local, então seria praticamente impossível. Já trabalhei com pães e minha irmã trabalha com bolos comerciais, resolvi fazer este curso para ajudá-la futuramente”, contou.

Para o funcionário público Carlos Pinto, 44 anos, o curso também auxilia no desenvolvimento ao espírito empreendedor. “A gastronomia me fascina. Já trabalhei com massas mas nunca com doces. Com este curso pretendo focar mais nessa área da culinária e, quem sabe futuramente, ganhar uma renda extra”, contou.

Os cursos de gastronomia da Assembleia Itinerante de São Benedito estão sendo ofertados na Universidade Vale do Acaraú (UVA), na Rua Ministro Antônio Coelho, S/N.

OUTROS CURSOS E SERVIÇOS

Além do curso de gastronomia, a população de São Benedito conta ainda com unidades móveis onde são oferecidos serviços, cursos e orientações ao público pelo Estado e parceiros.

No stand da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Sema), está sendo ofertado o curso de reutilização de garrafas de vidro com a técnica de colagem e trocando mudas de plantas por material reciclável.

Os alunos do curso de cabeleireiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), sob a supervisão dos instrutores da instituição e respeitando os protocolos sanitários, estão realizando serviços gratuitos de corte de cabelo masculino na Praça Calçadão Espaço do Povo.

Nas estações móveis, ao redor da praça, a população pode encontrar o Ciência Itinerante, que traz conhecimento científico de maneira lúdica e divertida aos alunos da cidade. Na unidade móvel de Odontologia, os moradores podem fazer a limpeza dentária e aplicação de flúor.

A política pública sobre drogas também está presente com o Centro Móvel de Referência Sobre Drogas, prestando todo o atendimento para pessoas que estejam com problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas.

VACINAÇÃO

O stand do Departamento de Saúde da Sessão Itinerante da Assembleia foi utilizado também, pela Secretaria de Saúde de São Benedito, para vacinar a população local contra a febre amarela.

De acordo com a coordenadora de Imunização de São Benedito, Dieyme Costa, todas as pessoas entre nove meses e 59 anos estão aptas a serem vacinadas. Ela alerta que mesmo passando pela pandemia da Covid-19, é preciso prestar atenção para outras doenças.

“Nossa meta é de vacinar cerca de 600 pessoas aqui na Itinerante mas, caso apareçam mais pessoas, nós temos disponíveis para vacinação 1.500 doses de vacinas contra a febre amarela”, acrescentou.

Sair da versão mobile