Ícone do site Eh Política

Prefeito Sarto entrega Medalha Iracema aos quatro homenageados da edição 2021

Com declarações de amor a Fortaleza, ao seu povo e à sua história, o Teatro São José foi palco, na noite desta quinta-feira (18/11), da solenidade de entrega da quarta edição da Medalha Iracema, a mais importante comenda concedida pela Prefeitura de Fortaleza, em reconhecimento a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da capital cearense em suas áreas de atuação. O prefeito José Sarto entregou a honraria aos quatro homenageados deste ano: a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, o professor Roberto Cláudio Frota Bezerra, a surfista Tita Tavares e o músico Ednardo.

Presentes na solenidade, os quatro agraciados receberam a medalha e certificado do prefeito Sarto, acompanhado de outras autoridades. “Todos vocês, sem exceção, fazem Fortaleza brilhar. Meu muito obrigado ao professor Roberto Cláudio, que emprestou para Fortaleza sua visão de planejamento. Sua dedicação pela Cidade, contribuindo como reitor (da Universidade Federal do Ceará), como conselheiro, é imensurável. À desembargadora Nailde, que passei a admirar ainda mais nesse duro combate à pandemia. A fortaleza da mulher vinda da Aurora que se dedicou à magistratura, o que por si traduz a complexidade de ouvir para, com justiça e equidade, decidir”, destacou o prefeito.

“Vindo das dunas brancas, Ednardo construiu, junto com o Pessoal do Ceará, uma trajetória brilhante. Fortaleza lhe agradece muito pelas canções correspondidas de amor por essa Cidade. E a Tita, que nos emocionou com sua espontaneidade, foi a primeira mulher a tirar nota dez em uma competição mundial. A todos e todas, nosso obrigado”, celebrou.

Simbólica e especialmente, a desembargadora Maria Nailde dividiu a medalha com todas as mulheres que fazem parte do poder judiciário cearense. “A despeito de ter nascido em Aurora, foi nesta Terra do Sol que exerci, com afinco, a maior parte da minha carreira. Aqui realizei sonhos. Espero que minha trajetória sirva de inspiração para que muitas outras mulheres adentrem nos quadros da magistratura, a qual exige um somatório de preparo intelectual aliado a um senso de escuta e disponibilidade, de modo a proporcionar decisões justas, contribuindo, assim, para uma sociedade menos desigual. Afinal, Fortaleza é aquilo que nós fazemos dela e por ela dia a dia”, agradeceu a desembargadora.

Para o professor Roberto Cláudio Frota Bezerra, ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Medalha Iracema representa todos os sentimentos que devota à capital cearense. “Esta é a cidade onde nasci, cresci, estudei, trabalhei me realizei profissionalmente e constituí família. Estou certo de que este quarteto saberá honrar a Medalha Iracema, que carregaremos nas mãos e no coração. Ela nos lembrará sempre do nosso compromisso com a bela Fortaleza, cidade que amamos e que nos cativa cada vez mais com sua luz, seu brilho, sua efervescência”, gratificou.

Do Titanzinho, a surfista Tita Tavares relembrou a própria trajetória, emocionando o público no São José, e aproveitou para agradecer, com carinho, a todos que a ajudaram. “É um sonho receber essa medalha. Agradeço ao nosso prefeito Sarto, que, quando me ligou, nem acreditei. Nesses anos de dedicação da minha vida, da minha carreira, desde pequena, nascida e criada no Titanzinho, sei que a minha história é grande. Pelo que eu fiz e pelo que faço ainda pelo esporte. Aqui estou levando o nome de todos os surfistas, de todas as modalidades do esporte. Não é só para mim essa medalha. É para todos os guerreiros e guerreiras na vida, como eu, que representam o nosso Estado”, dedicou.

Os versos de Terral – “eu sou a nata do lixo, eu sou do luxo da aldeia, eu sou do Ceará” -, foram especialmente declamados – e também cantados – por Ednardo em sua fala de agradecimento. “São 50 anos que estou fazendo, em 2022, dedicado à música, à poesia, a cantar a minha terra. Eu não canto só por cantar. Eu preciso ter um motivo muito forte. E esse motivo tão forte, principal, é Fortaleza, cidade onde nasci”.

Medalha Iracema

A Medalha Iracema foi criada, em decreto nº 14.187 de 29 de março de 2018, para agraciar personalidades que se destacam em sua área de atividade profissional, com relevantes serviços prestados à coletividade, nos setores da justiça social, educação, esporte, cultura; no campo econômico, científico, filantrópico e outras áreas de reconhecida importância para a vida e o progresso de Fortaleza.

Edições anteriores

Nas edições anteriores foram agraciadas com a Medalha Iracema as seguintes personalidades:

Na 1ª edição, no ano de 2018, a jornalista Adísia Sá, o arquiteto Liberal de Castro, e o cantor Raimundo Fagner;

Na 2ª edição, no ano de 2019, o empresário Pio Rodrigues, o ex-senador Mauro Benevides e o médico e professor universitário José Otho Leal Nogueira;

E na 3ª edição, no ano de 2020, o engenheiro civil Eudoro Santana, o empresário Júlio Ventura Neto, o humorista Tom Cavalcante e o cineasta Wolney Oliveira.

Presenças

A solenidade contou com a presença da secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, representando o governador Camilo Santana; o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio; o comandante da 10ª Região Militar, o general de Divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), Augusto Teixeira de Albuquerque; o corregedor regional do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região, desembargador Paulo Régis Machado Botelho; a secretária executiva da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Flávia Maria de Andrade, entre outras autoridades.

Confira o perfil dos homenageados:

Maria Nailde Pinheiro Nogueira 

Roberto Cláudio Frota Bezerra

Tita Tavares

Ednardo

Sair da versão mobile