Cuidar, proteger e garantir os direitos da criança é uma das missões gestão municipal. Para fortalecer ainda mais estas políticas públicas, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), lançou nessa terça-feira (14) o Programa Família Acolhedora.
O Programa acolhe de forma provisória crianças e adolescentes afastadas das suas famílias por meio de medida protetiva por ser identificado risco social ou situação de abandono. A família voluntária que acolhe a criança oferece casa, convivência familiar e afeto. Um cadastro é feito com seleção e capacitação.
O vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho, abriu o evento já com o anúncio de mais investimentos autorizados pelo prefeito Vitor Valim. “A gestão municipal vai entregar mais 3 veículos novos em nosso município. Um para cada conselho tutelar e mais outro para a casa dos conselhos. Temos ainda uma casa de projetos sociais composta por pessoas técnicas que sabem e conhecem a realidade do nosso município. Essa parceria entre a Prefeitura e o poder judiciário reforça o compromisso que temos de cuidar das crianças de nossa cidade”.
A secretária de desenvolvimento social e trabalho, Natécia Campos, ressaltou o trabalho de atenção e cuidado com as crianças no município. “Temos um abrigo domiciliar em Caucaia de grande relevância. Mas sabemos o quanto é importante que nossas crianças sintam o amor e a leveza junto a uma família. É por este motivo que fazemos questão da presença do Programa Família Acolhedora em Caucaia”.
A família que integra o Programa recebe bolsa de um salário mínimo (R$ 1.200) para ajuda nos custos com a criança pago pela gestão municipal.
A criança permanece com a família de forma provisória, podendo retornar ao lar natural ou encaminhada para uma família apta para adoção. A duração do acolhimento depende do andamento do processo judicial.
-
Tesouro Nacional expõe dívida milionária e um crise financeira deixada pelo ex-prefeito de Caucaia, Vitor Valim16 de janeiro de 2025
-
Governador Elmano defende retomada da exportação de pescado brasileiro para a União Europeia16 de janeiro de 2025
-
Jijoca de Jericoacoara: a cidade do nepotismo09 de janeiro de 2025