A Câmara Municipal de Fortaleza concedeu nesta segunda-feira (17), o título de cidadão fortalezense ao Capitão de Mar e Guerra, Ricardo Barillo Cruz. A homenagem foi proposta pelos vereadores Antônio Henrique (PDT), Adail Júnior (PDT) e Erivaldo Xavier (PSC).
A solenidade aconteceu na Capitania dos Portos do Ceará, durante a cerimônia de transmissão de cargo de comandante pelo Capitão de Mar e Guerra Ricardo Barillo ao Capitão de Mar e Guerra Anderson Pessoa. A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades militares, civis, amigos e familiares.
O vice-presidente da Câmara Municipal, Adail Júnior, enalteceu o trabalho realizado pelo Capitão Ricardo Barillo no comando da Capitania dos Portos, e em especial, na defesa da orla cearense. “Para a Câmara é muito importante essa aproximação do Poder Legislativo com as forças armadas brasileiras”, pontuou.
Atuação que também é destacada pelo vereador Erivaldo Xavier. “O comandante Ricardo Barillo trabalhou sempre em prol da cidade. Essa homenagem é um aceno positivo de todos os vereadores de Fortaleza e que possamos continuar com essa relação harmoniosa com as Forças Armadas”, disse.
Ao receber a homenagem da Câmara, o Capitão Ricardo Barillo falou da satisfação de se tornar cidadão honorário de Fortaleza e como a cidade o acolheu ao longo dos anos. “É uma emoção muito grande e privilégio ganhar um título de uma cidade tão maravilhosa que é Fortaleza. Sou natural do Rio de Janeiro, mas confesso que fiquei encantado com a cidade e com todo o acolhimento que me proporcionou. A relação institucional é maravilhosa em todos os aspectos e quando somamos esforços em benefício da sociedade os resultados são mais expressivos”, destacou.
Perfil do Homenageado
O Capitão Ricardo Barillo Cruz é natural da cidade do Rio de Janeiro, bacharel em Ciências Navais, possui Curso de Estado-Maior para oficiais Superiores, Mestrado em Ciências em Ciências Navais e MBA em Administração de Negócios (Logística, Economia e Liderança). Ricardo Barillo já foi agraciado com diversas condecorações dentre elas:
- Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas;
- Medalha Militar e Passador Prata;
- Medalha Mérito Tamandaré;
- Medalha Marechal Tronpowsky, do Instituto dos Docentes do Magistério Militar;
- Medalha Mérito Marinheiro – 3 âncoras;
- Medalha Mérito Marinheiro – 2 âncoras;
- Organização das Nações Unidas – Medalha UNIFIL;
- Medalha das Operações de Manutenção de Paz da Organização Brasileira dos Veteranos das Nações Unidas e Estados Americanos
Foto: Érika Fonseca
-
Jijoca de Jericoacoara: a cidade do nepotismo09 de janeiro de 2025
-
Prefeito de Pacajus inicia mandato com ações para reduzir dívida pública e melhorar serviços municipais07 de janeiro de 2025
-
Nesta sexta-feira (3), Governo do Ceará autoriza obras de esgotamento sanitário em 17 municípios02 de janeiro de 2025