O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, em 2021, 54.562 atendimentos e procedimentos – exames, terapias, encaminhamentos internos e/ou externos e central de esterilização. Durante os momentos mais críticos da pandemia da Covid-19, os atendimentos ocorreram de forma remota. O setor que mais realizou atividades no ano passado foi a célula de Fisioterapia/Pilates, com 16.228 atendimentos. Em seguida, aparecem a célula de Psicologia, com 8.938 atendimentos, e a de Enfermagem, com 5.391. O DSAS também dispõe de atendimento nas especialidades de Serviço Social, Terapia Ocupacional, Nutrição, Acupuntura, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Odontologia, Análises Clínicas e Clínica Médica.
O diretor do departamento, Luis Edson Correa Sales, avalia positivamente o balanço das atividades desenvolvidas, sobretudo pelo engajamento de toda a equipe numa época de pandemia.
“Tivemos que nos adaptar a um novo modelo de atendimento, que passou do presencial ao híbrido, pois não poderíamos deixar de dar esse suporte para a saúde física e mental dos servidores da Casa e demais usuários de nossos serviços”, explica. Para o diretor, foi desafiador ter alcançado a marca de 54.562 atendimentos. Dentre os serviços ofertados, ele destaca o trabalho desempenhado pela Célula de Assistência Social, responsável por direcionar as demandas dos servidores para as consultas. Luis Edson espera ainda que, após a pandemia, haja uma natural elevação dos números apresentados, como ocorreu em épocas anteriores.
“Já realizamos 158 mil procedimentos e consultas anuais em períodos normais, sem pandemia”, afirma. Luis Edson também ressalta as campanhas das cores do ano, sempre desenvolvidas com o apoio do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), da Célula de Qualificação dos Servidores (por solicitação do Núcleo de Saúde Mental), da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) e da Procuradoria Especial da Mulher, como foi com o Agosto Lilás.
O diretor do DSAS pontua que as campanhas do Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul não ficaram limitadas aos corredores da Assembleia e foram ampliadas para as comunidades do entorno do Parlamento e para a população do interior do Estado, por meio da Assembleia Itinerante, “levando como lema a prevenção e o cuidado como melhor remédio”.
MUDANÇAS
Luis Edson adianta que, para 2022, a Mesa Diretora da AL deve investir mais na questão da saúde, priorizando a aquisição de novos equipamentos para modernizar ainda mais as instalações e equipamentos do DSAS, bem como a melhoria nos atendimentos. Já em 2021, ele salienta, houve mudanças significativas no DSAS, além da inauguração do novo prédio.
“Implantamos, dentro da Célula Médica, o setor de ultrassonografia, e agora temos mais psiquiatras, pediatras e ginecologistas. Ainda na Célula Médica estão incluídos os serviços de Cardiologia, Mastologia, Pneumologia, Terapia da Dor e Oftalmologia. É bom lembrar que também foram oferecidos os serviços de Urologia na campanha do Novembro Azul”, informa.
NOVOS SERVIÇOS
O DSAS iniciou, em março de 2021, o Telessaúde, serviço que disponibiliza um telefone específico – exclusivo para os servidores do Poder Legislativo – para o qual é possível ligar a fim de tirar dúvidas, buscar orientações e obter atendimentos nas áreas de Psicologia, Nutrição, Assistência Social e Terapia Sistêmica.
A ação foi realizada por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT). No mesmo mês, foi inaugurado o Núcleo de Saúde Mental, que visa desenvolver ações para combater a depressão e prevenir o suicídio no Estado e realizar atendimento psicológico para servidores e moradores das comunidades do entorno da AL.
Luis Edson também destaca a implantação do Programa de Saúde Coletiva e da Célula de Psicopedagogia, além dos núcleos implantados pela primeira-dama da AL, Cristiane Leitão: o Núcleo de Práticas Restaurativas Sistêmicas (PRS) e o Núcleo de Mediação e Gestão de Conflitos. O diretor do DSAS ressalta ainda a implantação do Comitê de Responsabilidade Social, criado para otimizar, ampliar e promover ações de responsabilidade social da Casa.
Idealizado e liderado pela primeira-dama da AL, Cristiane Leitão, o comitê tem entre seus objetivos o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos servidores e da sociedade cearense.
SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES
A direção do DSAS – em atenção aos servidores, colaboradores e pacientes – em razão do agravamento dos casos de Covid-19 e síndromes gripais, com prevalência da Influenza (H3N2), continuará com as atividades suspensas. A decisão está em conformidade com a Portaria nº 02/2021, assinada pelo primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Antônio Granja (PDT), que prorroga o ponto facultativo no âmbito do Poder Legislativo até 31 de janeiro de 2022. Para o DSAS, é de responsabilidade de todos controlar a transmissão do vírus e redobrar os cuidados de prevenção, como o uso de máscaras, distanciamento social e lavagem e assepsia das mãos.
O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará está disponível para tirar dúvidas ou oferecer orientações de terça a quinta-feira, das 8h às 13h, no telefone (85) 99717.2522, por meio da Célula de Assistência Social.