O Governo do Ceará entregou nesta terça-feira (8), o Centro de Educação Infantil (CEI) Stella Maris, no distrito de Parajuru, localizado no município de Beberibe, litoral leste cearense. A vice-governadora Izolda Cela esteve à frente do evento de inauguração, que contou também com a presença da secretária de Educação do Estado, Eliana Estrela, e a prefeita da cidade, Michelle Queiroz.”
Estamos entregando aqui um equipamento que efetivamente vai mudar a vida das pessoas de Parajuru para melhor. E inaugura-lo reafirma o nosso compromisso com a educação, de colocar em prática planos pedagógicos, de receber crianças, que são o presente, mas serão também o nosso futuro. Aqui podemos oferecer um espaço com a melhor condição, tanto para os professores, que se motivam em ensinar em um colégio assim, quanto para os alunos. No Governo do Ceará nós temos um compromisso muito forte com a primeira infância. E cuidar bem da primeira infância é essencial. Estudos mostram a importância que tem esses primeiros anos de vida para as crianças. Eles são nobres, no ponto de vista do desenvolvimento. Estamos transformando assim a vida dessa crianças, auxiliando no crescimento saudável dos pequenos, formar emoções, sentimentos e dar visão de mundo”, ressaltou a vice-governadora, que se comprometeu em fazer um acesso melhor para o CEI.
O investimento é da ordem de R$ 1,5 milhão, proveniente do Governo do Estado e contrapartida do município. Cada CEI é composto por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. O equipamento foi implantado sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP).
“Ficamos sonhando com esse equipamento pronto, não só a estrutura física, mas tudo que estava dentro dele, o material permanente, e tudo adaptado para a educação infantil. Para o porte do nosso município, sem muito recurso, um equipamento como esse é desejado demais, é um sonho pra quem trabalha na educação e para quem está à frente como gestora. Muitas vezes nós temos que adaptar equipamentos, casas para se tornarem escolas. Diferente desse equipamento que foi criado especialmente para comportar as crianças na sala de aula, na parte da merenda, no lazer com os parquinhos, tudo novos e preparado para eles. Então, é de uma alegria imensa receber aqui a vice-governadora, que é tão sensível para com a educação, para uma inauguração tão especial”, disse a prefeita, que aproveitou a ocasião para solicitar um novo CEI, agora para o distrito de Caetanos.
A melhoria da educação para esse público é um dos compromissos assumidos pela atual gestão. Com o CEI de Beberibe, já são 69 Centros entregues à população. Além destes, mais 80 novos Centros de Educação Infantil serão construídos em 75 municípios, sendo seis na Capital e o restante em cidades do Interior. O investimento é de R$ 172 milhões.
“É muito especial estar aqui ao lado da nossa vice-governadora, Izolda Cela, uma gestora que realmente prioriza a educação, uma mulher que nos inspira, e que é exemplo para nós no dia a dia como ser humano, como profissional, como a pessoa”, elogiou a titular da Seduc. A mesma destacou a importância desse equipamento, e lembrou que a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana é a responsável por projetos como esse CEI, dentro do programa Mais Infância.
“As crianças estudarão neste lindo CEI, equipado com o que há de melhor, um ambiente saudável, agradável e que proporciona toda adaptação que elas precisam. E aqui tenho certeza que teremos um projeto pedagógico bonito, e que será construído com carinho pelos professores, com a ajuda das crianças e de suas famílias também. Equipamento vai fazer parte cada vez mais das nossas vidas e na educação dos pequenos, para que a gente possa construir, cuidar, educar cada vez mais as nossas crianças olhando para o lúdico, e a cheio de valores essenciais para a vida”, pontuou Eliana Estrela.
Com essa ampliação, o Estado chegará a 254 CEIs até o fim de 2022. A expansão garantirá a universalização de Centros de Educação Infantil em todos os 184 municípios cearenses. As unidades fazem parte das ações do Regime de Colaboração entre Estado e municípios cearenses. Após a entrega, os CEIs são cedidos às gestões municipais.