Os principais desafios para o desenvolvimento dos setores econômicos de turismo, eventos, do mar, movelaria, agronegócio e agricultura familiar movimentaram o encontro do Move Ceará na macrorregião do Litoral Norte, nesta terça-feira (22/02), em Camocim. A iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, em conjunto com a plataforma TrendsCE, objetiva traçar metas para a retomada do crescimento com geração de emprego e renda na região.
A secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, Luíza Martins, apresentou o projeto Move Ceará para os convidados presentes e revelou que, ao final dos encontros estaduais, haverá um manifesto entregue à Mesa Diretora e comissões permanentes da Casa apresentando soluções de desenvolvimento para cada localidade.
“O Move Ceará é um projeto inovador de escuta, pois visita cada território estadual in loco na articulação de melhorias para cada setor. As demandas são variadas e de diversas problemáticas, principalmente nesse período pandêmico que ainda estamos vivenciando e já pensando no futuro pós-pandêmico”, destaca Luíza.
O secretário de Turismo de Camocim, Ricardo Vasconcelos, agradeceu a iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), e revelou que uma das principais reivindicações da população local é sobre a requalificação de estradas. Para ele, a região cresceu muito nesses últimos anos e, por isso, é preciso ajustar pontos de melhoria para a população.
“Hoje esse encontro é primordial e serve como parâmetro para identificarmos as problemáticas existentes. Será mais um canal de apoio, promovido pelo Legislativo cearense, que gerará um documento específico propondo melhorias”, acrescenta.
O professor Edmo Montes Rodrigues, que participou do encontro, sugere a criação de um programa de integração turística entre as cidades da região. Ele observa que “esse movimento de descentralização do turismo existente na região trará mais renda para as cidades vizinhas e menores, como Chaval e Barroquinha”.
AGRICULTURA
Já para o secretário de Agricultura de Camocim, Julenio Braga, é preciso dar uma atenção maior aos setores de pesca e carcinicultura, principais atividades na região do Litoral Norte. Segundo Braga, o agricultor e pescador artesanal foi uma das categorias locais que sofreu e continua sofrendo por conta da pandemia.
“Essa atividade é realizada por pessoas de menor poder aquisitivo, por isso é necessário um olhar diferenciado para elas. Precisamos de fomento, principalmente no quesito de investimento financeiro dessa categoria”, assinala.
A vereadora do município de Chaval, Felitita Silva, aponta a importância de incentivo ao turismo de base comunitária nas discussões de melhorias regionais. “Quando incluímos os pescadores nesse processo, a cadeia se estende e a economia rende. Por isso, é importante ter políticas públicas de turismo de base comunitária”, comenta.
Ela acrescenta ainda que a agricultura local passa por um processo de êxodo rural enraizado nos pais agricultores, que não querem ver seus filhos trabalhando com enxadas. “Além dos problemas da migração dos jovens para outras localidades, em busca de melhorias, temos a resistência e dificuldade de inserir tecnologia aos produtores mais antigos. Esses são os principais desafios enfrentados atualmente”, pondera.
O gerente da agência do Banco do Nordeste de Granja, Diógenes Passos, adianta que foram realizadas 1.727 operações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que investe em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural.
“Mesmo com todo o problema pandêmico que estamos enfrentando, o Banco do Nordeste continuou investindo para o fomento desse segmento. O importante é ter esse canal de apoio para verificar e reconhecer os pontos mais vulneráveis”, conta.
O evento aconteceu na sede da Secretaria de Turismo de Camocim e estiveram presentes os representantes e agentes estratégicos do trade turístico, do agronegócio e de agricultura familiar da macrorregião do Litoral Norte, que é formada por 13 municípios.
SERVIÇO
O próximo encontro do Move Ceará será com o setor de turismo de Jericoacoara, no dia 23 de fevereiro de 2022, às 10h30, no polo do próprio município.
DL/AT
-
Jijoca de Jericoacoara: a cidade do nepotismo09 de janeiro de 2025
-
Prefeito de Pacajus inicia mandato com ações para reduzir dívida pública e melhorar serviços municipais07 de janeiro de 2025
-
Nesta sexta-feira (3), Governo do Ceará autoriza obras de esgotamento sanitário em 17 municípios02 de janeiro de 2025