O Governo do Ceará e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), por meio da Coordenadoria de Defesa Social (Codes), empossaram, neste sábado (12), os 35 novos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) de Fortaleza e Região Metropolitana (RM). O evento ocorreu no Palácio da Abolição e foi comandado pelo governador, Camilo Santana. Ao seu lado estavam o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e a assessora especial, Janaína Farias.
“Sei do papel essencial que vocês têm e fazem no dia a dia das suas comunidades. O Estado não pode resolver todos os problemas de uma vez. E vocês são lideranças que representam a comunidade, a favor das pessoas que estão vivendo lá o dia a dia de sofrimento. Assim sabemos onde está ruim. Quero então parabenizar o trabalho de toda a equipe da segurança pública, mas principalmente agradecer o trabalho e a dedicação de vocês, conselheiros comunitários. Vocês merecem ter apoio nesse trabalho voluntário. É hora de resolver e apoiar trabalho de vocês, pois assim juntos somos mais fortes. Só assim a gente consegue superar o desafio de construir uma sociedade de paz, que é o meu maior desejo”, ressaltou Camilo Santana.
Os Conselhos Comunitários de Defesa Social, que são vinculados à Codes da SSPDS, são um elo entre as comunidades e as instituições de segurança para fomentar a participação social na prevenção à violência. Cada unidade pode ser composta por até 20 membros, formados por segmentos que representam a região, como lideranças comunitárias, comerciantes, estudantes, entre outros.
Estavam presentes ao evento o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, os comandantes da Polícia Militar, o coronel PMCE Márcio Oliveira, e do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Roque, além do delegado-geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira, e o perito geral da Pefoce, Júlio César Torres, o coordenador estadual do CCDS, tenente coronel Aguiar, o titular da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Helano Nogueira, diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), coronel Clairton, e o presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Ricardo Valente Filho.
De Fortaleza, foram empossados os 18 novos conselhos comunitários da Aerolândia, Aldeota/Comunidade das Quadras, Antônio Bezerra, Benfica, Castelo Encantado, Conjunto Ceará (4ª Etapa), Granja Lisboa/Dom Lustosa/Bom Jardim, Henrique Jorge, Jangurussu/São Cristóvão, Jardim Arvoredo, Jardim das Oliveiras, João XXIII, Montese, Nova República, Planalto Vitória/Canindezinho, Presidente Kennedy, Serrinha e Serviluz.
“Nossos conselheiros de defesa social trabalham na prevenção da violência atuando com cidadania. Vocês doam o seu tempo em nome de uma causa social para fazer segurança pública, fazer prevenção. Segurança pública é direito de todos e obrigação de toda a sociedade. Vocês são parte fundamental da nossa equipe. Agradeço a vocês, que são um grande braço social da SSPDS. E toda vez que vejo os índices de violência diminuírem, gostaria de dedicar também ao trabalho de todos vocês. Contem conosco, vamos trabalhar sempre juntos em prol de segurança de todo o Ceará”, apontou Sandro Caron.
Da Região Metropolitana de Fortaleza, também foram empossados os 17 CCDSs de Aquiraz (Centro), Aquiraz/Distrito de Tapera, Aquiraz/Prainha, Caucaia/Arianópolis, Caucaia/Comunidade São Domingos (Toco), Caucaia/Lagoa da Serra – Sítios Novos, Caucaia/Lino da Silveira, Caucaia/Marechal Rondon, Caucaia/Parque Tabapuá, Caucaia/Planalto Caucaia, Caucaia/Residencial Guadalajara, Horizonte/Buenos Aires, Maracanaú/Alto da Mangueira, Maracanaú/Jardim Bandeirante, Maracanaú/Pitaguary, Maranguape/Novo Maranguape e Pindoretama.
O mandato dos conselhos tem a duração de quatro anos, com início formal em 1º de fevereiro de 2022 e término em 1º de fevereiro de 2026, em conformidade com os editais publicados no último mês de janeiro.