Com o objetivo de eliminar a fila por uma cirurgia eletiva oftalmológica de catarata, a Prefeitura Municipal de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove a campanha de 2022 de cirurgias coletivas que beneficiará a população com mais de 8 mil procedimentos. O mecanismo, que é denominado facectomia, consiste na substituição do cristalino (lente natural do olho) por uma lente intraocular ocular artificial (LIO).
Em um primeiro momento, as pessoas que já se cadastraram na Central de Regulação da Secretaria, passam por consultas especializadas, avaliações e exames. Após essa fase, e em caso de indicação médica de intervenção cirúrgica, o paciente contará com toda infraestrutura técnica e equipe médica, além de lanche e transporte até o local das operações. Todo o processo é realizado por três clínicas credenciadas junto à Prefeitura.
Samara Damasceno (38), moradora de Caucaia há 26 anos e que estava como acompanhante do pai Agemiro Jerônimo (66), no dia da cirurgia, enaltece o trabalho da Prefeitura. “Nós não teríamos condição de operar o meu pai na rede particular. E essas cirurgias da Prefeitura não deixam nada a desejar. Tudo muito organizado”, afirma.
Já o Sr. Agemiro estava radiante com a condição de enxergar bem novamente logo após a operação. “Tinha uma mancha cinza que não me deixava enxergar direito. Agora, já estou vendo tudo limpo e estou muito satisfeito”, vibra.
A técnica de enfermagem Helenita Souza (61) está no processo de consultas e avaliações para a cirurgia do segundo olho. “Recebi esse presente de ser chamada logo para as consultas e vou já operar meu outro olho”, comemora.
Diariamente, uma média de 100 cirurgias são realizadas. Após todo o processo, todos passam por instruções sobre o pós-operatório, bem como a garantia da consulta após 15 dias.
Posteriormente, além das cirurgias de catarata, que foram iniciadas, no edital de 2022, no mês de fevereiro, outros serviços também serão disponibilizados, tais como operação de pterígio, que é um tumor benigno que tem crescimento que começa no tecido transparente do olho e pode difundir para a córnea, e a limpeza das lentes.
Como se cadastrar
Quem deseja passar pela análise para uma possível cirurgia, deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para uma avaliação médica, portando documento de identificação original com foto, CPF e comprovante de endereço. Logo em seguida, será agendada e regulada a triagem e a cirurgia oftalmológica na Central de Regulação, na sede da Secretaria de Saúde, localizada na rua Coronel Correia, 2089 – Centro.
Sobre a catarata
A catarata se configura pela opacidade do cristalino. As pessoas com esse problema ficam com a visão nublada, como se enxergassem por uma janela embaçada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.
Apesar de ser um procedimento simples, algumas condições contra indicam momentaneamente a realização do procedimento, como o paciente possuir diabetes e hipertensão mal controlados, fazer uso de anticoagulantes e outras medicações, assim como algumas doenças oftalmológicas. Nesses casos, o médico avaliará o caso e definirá a melhor conduta a ser tomada.