Os municípios de Icó e São Gonçalo do Amarante foram contemplados nesta quinta-feira (17) com brinquedopraças, academias ao ar livre e brinquedocreches. Os equipamentos foram inaugurados pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e pela titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, por meio de transmissão virtual nas redes sociais do Governo do Ceará. Os gestores municipais Laís Nunes, prefeita de Icó, e Professor Marcelão, prefeito de São Gonçalo do Amarante, estiveram presentes nos equipamentos durante a entrega.
Onélia Santana ressaltou que, após as entregas de Icó e São Gonçalo do Amarante, o Ceará já conta com um total de 460 equipamentos dentro do projeto Mais Infância, e pontuou que, o programa Mais Infância já proporcionou mais de 5,8 milhões de visitas domiciliares em todos os municípios cearenses, com foco no acompanhamento e desenvolvimento infantil junto às famílias. “O nosso governo pensa e promove políticas públicas a favor do desenvolvimento infantil, uma fase importante para toda a sua vida, por isso precisamos estimular as nossas crianças. E assim precisamos do apoio das prefeituras, dos pais, que continuemos com as visitas domiciliares, e claro, com o bom uso dos equipamentos, como as brinquedopraças e as brinquedocreches”, listou a primeira-dama, que relembrou que os dois municípios contemplados de hoje estão com Centros de Educação Infantil em obras.
Os equipamentos integram o Programa Mais Infância Ceará e totalizam investimentos de cerca de R$ 375 mil. Com as novas inaugurações, o Ceará chega a marca de 460 equipamentos por meio do programa, sendo 185 brinquedopraças e 138 brinquedocreches, 80 CEIs, 26 Praças Mais Infância, 20 Núcleos de Estimulação Precoce, quatro estações do Praia Acessível, duas Fábricas do Mais Nutrição, três Complexos Mais Infância, um Espaço Mais Infância e um Espaço na Biblioteca Pública Estadual do Ceará entregues à população.
“O Ceará está mudando a vida dessas crianças, através de todas essas ações do projeto Mais Infância. Por isso vamos registrar que vivemos em um Estado que o governo tem o foco no desenvolvimento do ser humano, é uma das principais responsáveis é a professora Onélia, foi em busca da informação em como melhorar o desenvolvimento das nossas crianças, por isso nós investimos nas ações do Mais Infância, com foco nas crianças de 0 a 6 anos. São Gonçalo e Icó, zelem e cuidem desses equipamentos, eles são extremamente importantes para essas crianças”, arrematou Socorro França.
As brinquedopraças contam com gradil, piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos para a criançada. Nas academias são 11 equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Os dois equipamentos estão instalados em áreas de 350 m². Já a brinquedocreche conta com brinquedos, livros sonoros e inclusivos e jogos pedagógicos infantis.