Moradores de Icapuí, município localizado no litoral leste do estado, receberam, na última terça-feira (29), dois equipamentos voltados principalmente para a juventude: a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime da Cunha Rebouças e o Ginásio Poliesportivo José do Carmo Rebouças. O governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela participaram das inaugurações, acompanhados pela secretária executiva do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação (Seduc), Jucineide Fernandes, e outras autoridades.
A nova escola tem capacidade para atender até 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas, com três refeições diárias. Ao ingressar, os alunos fazem o Ensino Médio enquanto se preparam para o mundo do trabalho. Para construir, equipar e mobiliar a escola, foram investidos R$ 15 milhões, oriundos dos governos estadual e federal.
Giovana Soares, de 15 anos, é estudante da 1ª série do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas na EEEP. Desde cedo, a jovem alimenta o desejo de ajudar pessoas e contribuir para a transformação do mundo. Na escola, ela acredita que conseguirá desenvolver o próprio potencial.
“Estamos aqui neste novo espaço, nesta nova realidade, começando a trilhar novos caminhos, mas sinto que os meus sonhos e objetivos estão chegando cada vez mais próximos. Agora acredito que serei capaz de realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ter bom desempenho e conseguir a tão almejada vaga no curso de Medicina em uma universidade pública”, projeta.
Camilo Santana enalteceu a qualidade da estrutura da unidade de ensino e salientou que o mais importante da instituição são as pessoas que a compõem. “Uma escola muito bonita, que não deixa a desejar a nenhuma particular deste país. Num passado não tão distante, só quem tinha como entrar num curso de Medicina era quem podia pagar por uma boa escola. Estamos mudando essa realidade. Nossos estudantes, hoje, podem ser o que quiserem. Para isso, basta lutar, querer e nunca desistir”, enfatizou o governador.
Em Icapuí, serão ofertados três cursos técnicos: Administração, Agronegócio e Desenvolvimento de Sistemas. A gestão escolar caberá ao professor Francisco Edmilson Fernandes da Silva.