Na semana em que completa 296 anos, Fortaleza ganha mais um espaço para o protagonismo de seus jovens. O prefeito José Sarto inaugura, nesta segunda-feira (11/04), o novo Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca), localizado no bairro Pici. Esse é o quinto Cuca da Capital, um espaço para atividades esportivas, culturais, de capacitação e de incentivo aos jovens da região. O investimento feito pela gestão municipal foi de cerca de R$ 30 milhões, incluindo aquisição de equipamentos.
Mantido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, o Cuca Pici é mais uma oportunidade para o desenvolvimento dos jovens fortalezenses e se soma aos equipamentos já entregues na Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter. A nova unidade foi construída onde funcionava o antigo prédio do Centro Social Urbano (CSU) e possui cerca de 16 mil m² de área.
“Este já é o quinto equipamento da Rede Cuca, com investimento de R$ 6 milhões por ano. Estamos entregando, na semana do aniversário de Fortaleza, esse presente para a juventude e para a comunidade de todo o entorno. O Cuca é um espaço que agrega a juventude e a família, com uma pluralidade de serviços, cuja gestão é feita através de uma de uma organização social. Somos a capital que mais investe em políticas de juventude e tenho certeza que nós vamos continuar a investir nos talentos dos nossos jovens”, declarou Sarto.
Estrutura completa
Com obras realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), o novo Cuca conta com piscina, teatro, auditório, coworking, salas temáticas para danças e artes marciais, biblioteca, quadra poliesportiva, além de oferecer um ambiente saudável para a ocupação dos jovens.
Ao lado do equipamento, foi construída, ainda, uma praça com Areninha, anfiteatro e skatepark, proporcionando mais espaços de lazer e convivência a todos os moradores da região.
“Este Cuca era muito demandado pela população, e já era um princípio da gestão de ter um equipamento desses neste espaço, onde funcionava o antigo CSU, local de acolhimento da comunidade. Apesar de ser uma versão mais compacta, temos os mesmos serviços das demais unidades, como estúdios, piscina semiolímpica, teatro, sala de dança, além da biblioteca”, explicou o secretário da juventude, Davi Gomes.
Neste primeiro momento, o Cuca Pici ficará aberto para visitação e algumas atividades como aulões de dança e teatro já devem acontecer, conforme o secretário. “Também teremos um momento de escuta com a comunidade, incluindo grupos de teatro, cidadania, direitos humanos e esporte, para que possamos oferecer um serviço customizado”, disse.
O jovem Luiz Fábio dos Santos, de 19 anos, prática futsal no Cuca da Barra do Ceará. Morador do Planalto Pici, afirmou que passará a frequentar a nova unidade pela proximidade, tanto para treinar o esporte como para se inscrever em novas atividades. “O local que escolheram para o Cuca Pici é o melhor local desse bairro, pois fica perto da avenida Perimetral e está muito perto da periferia. Então os meninos que moram aqui podem sair da rua e vir praticar atividades aqui. A qualidade tá ótima, e eu quero realizar um projeto para um time de ‘altinha’, ter essa iniciativa com outros alunos”, contou.
Sobre a Rede Cuca
A Rede Cuca é o maior programa da Secretaria Municipal da Juventude. Os Cucas (Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte) estão estrategicamente localizados em áreas de alta vulnerabilidade social, aproximando-se de áreas periféricas da cidade. Ao todo, são cinco equipamentos públicos construídos pela Prefeitura de Fortaleza, localizados nos bairros Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim, José Walter e Pici.
A rede oferta, ao longo do ano, programações culturais, festivais, mostras, exposições e habilitações na área da Comunicação. Também há o incentivo à leitura por meio de bibliotecas, compostas por acervo superior a 11 mil livros, onde são realizadas atividades como “Venha jogar”, “Leitura compartilhada” e “Hora pintada”. Os ambientes dispõem, ainda, das gibitecas, locais especialmente destinados aos gibis, que buscam incentivar a leitura deste movimento artístico que reúne códigos de imagem e texto.
Na área da promoção aos direitos humanos, são realizadas, em toda a Rede, atividades de educação em saúde, testagens rápidas de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atendimento psicossocial, atividades de educação em Direitos Humanos, mediação de conflitos e articulação comunitária.
Os cursos de formação e as práticas esportivas serão, prioritariamente, para jovens entre 15 e 29 anos. No entanto, serão disponibilizadas vagas exclusivas para todas as idades, tornando a Rede Cuca um espaço para toda a família. Distribuídas em oito áreas, as capacitações incluem qualificações em audiovisual, fotografia, informática, Libras, inglês, música, dança e teatro.
Destaque nacional
Fortaleza é a cidade do País que mais investe em políticas públicas de juventude. A iniciativa garante acesso a vivências e aprendizados que estimulam, também por meio do lazer, a participação dos jovens na sociedade. Nos últimos oito anos, a Rede Cuca registrou mais de 2,5 milhões de atendimentos.
Somente neste mês de abril estão sendo ofertadas 6.571 vagas em cursos e modalidades esportivas.
-
Confira os oito primeiros secretários de Evandro Leitão: Idilvan Alencar assume Educação15 de dezembro de 2024
-
Avenida Beira-Mar recebe 2ª Grande Feira de Empreendedorismo de Fortaleza10 de dezembro de 2024
-
Freitas Cordeiro apresenta números da Jornada Integração no Encontro de Líderes Cedelistas10 de dezembro de 2024