Promover o bem-estar, garantir a proteção e recuperação da saúde dos animais estão entre as prioridades da candidata a deputada federal pelo PL, Gorete Pereira.
Nesse sentido, a futura parlamentar se compromete a criar o SUS Animal. A iniciativa irá garantir ações e serviços de saúde para animais silvestres, domésticos, nativos e exóticos, por meio de instituições públicas federais, estaduais e municipais. Haverá ainda a participação da iniciativa privada.
O projeto, que foi produzido em 2018, chegou a ser apresentado na Câmara dos Deputados com o número 10522. No entanto, foi arquivado. Com o retorno à Casa Legislativa, Gorete pretende desarquivá-lo e trabalhar por sua aprovação.
“Assim como temos o SUS para as pessoas, os animais também precisam de atenção na saúde. No PL que vamos propor, teremos convênios e parcerias com entidades de proteção animal, ONGs, faculdades, universidades, clínicas veterinárias e entidades filantrópicas”, explica Gorete Pereira.
Segundo ela, haverá um amparo para quem não tem recursos para arcar com tratamentos e procedimentos veterinários mais caros.
“O projeto também vai ajudar pessoas de baixa renda que têm animais. Vamos atender as demandas de quem cria, cuida e ampara os bichinhos”, argumenta.
Gorete Pereira destaca que o PL vai amparar 30 milhões de animais domésticos e contemplar 100 mil espécies silvestres que correm risco de serem extintas.