Na última sexta-feira (23/09), o Vice-Presidente do Sindicato das Indústrias Químicas, Farmácias e da Destilação e Refinação de Petróleo do Estado do Ceará (Sindquímica), Beto Chaves, recebeu o título de mestre, após apresentação de dissertação de mestrado realizada no Observatório da Indústria, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
A banca foi formada pelas seguintes autoridades: o Dr. em Biotecnologia pela UFC e Diretor Financeiro do Sindicato das Indústrias e Rações Balanceadas do Estado do Ceará de Alimentos, (Sindialimentos), André Siqueira; o Professor Doutor em Engenharia de Processos Químicos, da Escola Central de Paris, João Hiluy; o Professor Doutor em Engenharia de Teleinformática da UFC, André Luiz Carneiro de Araújo, que foi o orientador da pesquisa e a Professora Dra. em Biotecnologia da UFC, Técia Vieira, que foi a co-orientadora.
Também participaram da cerimônia de apresentação, o Diretor Setorial de Tintas do Sindquímica, Josafá Rebouças; o Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Marcos Soares; o Diretor de Inovação da Fiocruz, Luiz Fernando Pessoa; o Coronel Márcio Barbosa, da 10ª Região Militar; o Coronel Roberto Caracas, mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação; o Jornalista Luis Sérgio Santos e integrantes da família do Vice-Presidente do Sindquímica, o pai, Nilson Chaves e a esposa, Girleuma Chaves.
Em trinta minutos, Beto Chaves falou sobre a pesquisa voltada ao Polo Químico de Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza. Com o título, “a implantação do Orbitar Social Tech como marca social do Instituto Orbitar no Guaiúba Chemical Park”, o Vice-Presidente do Sindquímica falou sobre a importância da integração entre as empresas que fazem parte do Polo e as comunidades ao redor, através de ações pautadas pela melhoria da mobilidade urbana, da saúde, das condições sociais e educacionais, do lazer e da segurança pública, com a sugestão da instalação de uma unidade do grupo Raio, da Polícia Militar, e do Corpo de Bombeiros.
Ainda de acordo com a pesquisa, o Orbitar Social Tech poderia prestar serviços como, por exemplo, a realização de pesquisas e inovação para as empresas do Polo, para que elas possam direcionar as ações e, assim, se diferenciar no mercado.
No término da apresentação, Beto Chaves recebeu nota máxima da banca, o que representou um momento de muita emoção para o novo mestre. “Um trabalho que vira uma realidade e transforma vidas, vai muito além do que um diploma e um certificado. Ele tem sua importância, é um mérito, uma alegria receber esse título, porém o todo, o macro, a entrega e a realização dessa pesquisa que saiu de um projeto e virou realidade é o suprassumo de todo esse momento”, concluiu.
Cidadão de Guaiuba
Em função da pesquisa do Vice-Presidente do Sindquímica, Beto Chaves, a Câmara Municipal de Guaiúba decidiu lhe conceder o título de Cidadão Guaiubense. A iniciativa foi do Vereador José Cordeiro de Miranda, conhecido como Cazuza.