A partir deste sábado (29), 70 startups brasileiras começam a desembarcar em Lisboa para uma missão de internacionalização, com participação no Web Summit 2022, um dos maiores eventos de inovação do mundo. Além da exposição dos seus negócios no evento internacional, os empreendedores poderão participar de rodadas de negócios e se conectar com os maiores players do ecossistema de inovação local. A missão começa com agenda de visitas técnicas e, em 1º de novembro, compreende o Dia da Inovação Brasil Portugal.
O grupo recebeu apoio técnico do Sebrae por meio de trilhas de capacitação em investimentos, expansão internacional e comércio exterior – em parceria com ApexBrasil, Mistério das Relações Exteriores, Embaixada do Brasil em Portugal, Softex e Serpro. Outras 200 empresas completam a delegação brasileira em Lisboa, incluindo 16 startups aceleradas no Inova Amazônia, programa do Sebrae que promove negócios inovadores em oito estados da Amazônia Legal, visando fortalecer a bioeconomia, o desenvolvimento local sustentável e a inovação aberta.
O Dia da Inovação Brasil Portugal, em 1º de novembro – com programação de pitches, Demo Day e apresentação do case Rock in Rio – terá como destaque a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre Sebrae e Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE) para facilitar a troca de conhecimentos, boas práticas e tecnologias voltadas ao aprimoramento de políticas públicas em prol dos pequenos negócios. O evento terá a presença do embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, de representantes do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), Core Angel, Atlantic Hub, entre outros.
Durante o Web Summit, entre 2 e 4 de novembro, o Pavilhão Brasil será palco, por exemplo, para a “Meu Pé de Árvore”, startup que viabiliza o financiamento da recuperação de áreas degradadas através da restauração de ecossistemas amazônicos, intermediando o financiamento de empresas parceiras com agricultores familiares e comunidades da região. Também fará sua exposição a Agricon Business, plataforma brasileira que usa a tecnologia blockchain para conectar produtores rurais a compradores globais, garantindo rastreabilidade, transparência e segurança nas comercializações de produtos agrícolas.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destaca que a internacionalização de startups gera oportunidades de expansão dos negócios fora do país de origem e permite ainda validar negócios inovadores que ainda não foram absorvidos pelo mercado brasileiro. “É possível que uma startup ou empresa de base tecnológica brasileira tenha uma solução inovadora e não consiga validá-la por motivos de que o mercado interno ainda não esteja pronto para absorver aquela inovação. Então, vamos buscar espaço para essa solução em outros mercados, no exterior”, explica.
Missão do Brasil em Portugal
A missão dos empreendedores brasileiros em Portugal acontecerá de 30 de outubro a 5 de novembro. A iniciativa é promovida pela Apex-Brasil, Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com o Sebrae, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), com o apoio de outras instituições brasileiras. Confira aqui o programa de internacionalização do Sebrae para Portugal, referência mundial em empreendedorismo e inovação, porta de entrada para o mercado internacional.
-
Confira os oito primeiros secretários de Evandro Leitão: Idilvan Alencar assume Educação15 de dezembro de 2024
-
Avenida Beira-Mar recebe 2ª Grande Feira de Empreendedorismo de Fortaleza10 de dezembro de 2024
-
Freitas Cordeiro apresenta números da Jornada Integração no Encontro de Líderes Cedelistas10 de dezembro de 2024