A Secretaria de Educação de São Gonçalo do Amarante estabeleceu parceria com o Projeto Nas Ondas da Leitura da Editora IMEPH a fim de lançar livros de estudantes gonçalenses na 14ª Bienal Internacional do Livro, que ocorre no Centro de Eventos até domingo, dia 20.
“A idéia é fruto de conversas filosóficas e literárias com a querida professora e arte-educadora Fátima Mendes que acredita, como eu, que a leitura, bem como a escrita e a contação de estórias e histórias, estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, e desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia as habilidades dos leitores para criação de suas próprias estórias”, diz o secretário de educação municipal, Prof. Ivan Oliveira.
Com o apoio de uma equipe acadêmica, os alunos do município podem ser protagonistas de sua própria história local contando memórias de São Gonçalo do Amarante, sendo educadores, autores e autoras, coautores e coautoras de obras literárias. Nas páginas de vários livros, o público poderá conhecer histórias do Museu Casa de Quinca Moreira, do Chico do Cágado, O homem que vira bicho, O fantasma da casa paroquial, A lenda da Caipora, Lagoa da Prejubaca e muito mais.
A exploração das narrativas de origem popular, a partir das lendas do folclore gonçalense e brasileiro, criadas e transmitidas oralmente, fazem parte da cultura popular e “documentá-las por nossos próprios alunos é uma estratégia para resgatar nossas tradições e nossa identidade”, explica Ivan.
-
Jijoca de Jericoacoara: a cidade do nepotismo09 de janeiro de 2025
-
Prefeito de Pacajus inicia mandato com ações para reduzir dívida pública e melhorar serviços municipais07 de janeiro de 2025
-
Nesta sexta-feira (3), Governo do Ceará autoriza obras de esgotamento sanitário em 17 municípios02 de janeiro de 2025