O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu na noite desta quinta-feira (17/11), no Teatro José de Alencar, o Troféu Desenvolvimento Setorial, durante a 19ª edição do Prêmio da Construção, evento realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE).
A premiação ocorreu durante solenidade de homenagem à cadeia produtiva da construção do estado. O sindicato reuniu além do Presidente Ricardo Cavalcante, Patriolino Dias de Sousa, Presidente do Sinduscon Ceará; José Sarto, Prefeito de Fortaleza; Elmano de Freitas, Governador eleito do Ceará; Igor Queiroz, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz; Roberto Macêdo e Fernando Cirino, Ex-Presidentes da FIEC; o Senador Júlio Ventura Neto; Nailde Pinheiro, Presidente do TJCE; André Montenegro, Vice-Presidente da FIEC; Chico Esteves, Diretor Administrativo da FIEC; Paulo André Holanda, Diretor do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará; Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, além de empresários, autoridades, convidados e formadores de opinião.
O Presidente do Sinduscon, Patriolino Dias iniciou o discurso destacando que se a construção civil vai bem, o estado como um todo vai também. Falou ainda da parceria com a FIEC ao longo dos anos. “Temos a imensa alegria de informar que o nosso Programa Qualidade de Vida da Construção Civil, que tem como parceiros o SESI Ceará, SENAI Ceará e IEL Ceará, está levando saúde, segurança, educação, cultura e lazer aos trabalhadores da construção civil. As ações são realizadas gratuitamente nos canteiros de obras das construtoras associadas ao sindicato, dentro do horário de trabalho, com uma hora de duração, cada. Agradeço à parceria da FIEC e do Presidente Ricardo Cavalcante por todo o apoio e reafirmo que o Ricardo é merecedor de todos os prêmios que vem acumulando ao longo da gestão”, afirmou Patriolino.
A premiação usa a metodologia de avaliação pautada na excelência dos quesitos: Gestão e Qualidade, Segurança do Trabalho, Sustentabilidade e Meio Ambiente. O objetivo principal é valorizar a organização, planejamentos e iniciativas promovidas nas empresas, tendo como foco os processos na obra de cada construtora.
Sinduscon 80 anos
Com 80 anos de atuação, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará é o segundo maior Sinduscon do Brasil e a entidade de classe representativa do setor patronal da construção civil no Estado. A instituição congrega cerca de 300 construtoras associadas e participa ativamente no processo de desenvolvimento do Ceará no âmbito socioeconômico, junto ao poder público e na defesa dos interesses da classe construtora.
O Sinduscon CE é um dos 40 sindicatos patronais ligados à FIEC, que reúne diversos segmentos produtivos industriais, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social e econômico do Estado, estimulando a competitividade, gerando novos negócios e fortalecendo vínculos institucionais.
O setor da construção civil gera quase 80 mil empregos diretos no Ceará e é responsável por 5% do PIB.