O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou na tarde desta quarta-feira, 30/11, do I Encontro Setorial de Reciclagem, que teve como objetivo debater os desafios da reciclagem no Brasil. Durante o evento ainda foi entregue o Prêmio Sindverde Ambiental 2022
Durante o encontro estiveram presentes Mark Augusto Lara Pereira, Presidente do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos e Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde); Marcos Albuquerque, Vice-presidente do Sindiverde Ceará, Bruno Bertrand, Diretor Técnico do Sindiverde Ceará; Clineu Nunes Alvarenga, Presidente do INESFA; Rafael Risso de Barros, Vice-Presidente do INESFA, e Presidente do SINDINESFA; Etelvino Patrício de Medeiros, Presidente do Sindrecicla Rio Grande do Norte; Manoel Patrício de Medeiros Neto, Vice – Presidente do Sindrecicla Rio Grande do Norte; Paulo André Holanda, Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará; Dana Nunes, Superintendente do IEL Ceará; Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais do Sistema FIEC; Rubens Lopes Nunes, Diretor presidente da R&T plásticos; Luciano Moreira, Diretor do Grupo Lumar e Ary Jaime Albuquerque, ex – Presidente e fundador do Sindiverde Ceará.
Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, exige que grandes geradores de resíduos tomem medidas para diminuir o impacto ambiental no meio ambiente. Essas medidas vão desde cessar ou diminuir a geração até a destinação ambiental adequada dos resíduos.
A gestão de resíduos sólidos tem se tornado um assunto cada vez mais complexo no mundo e no Brasil, o conhecimento do setor, a partir de dados atuais e confiáveis é de grande importância quando permite o acompanhamento da evolução alcançada. Não há desenvolvimento de nenhum setor sem o monitoramento contínuo do progresso.
Prêmio Sindverde Ambiental 2022
Ainda durante o evento, foi realizada a entrega do Prêmio Sindverde Ambiental 2022. Os vencedores foram Paulo André Holanda; Dana Nunes; Sérgio Lopes; Rubens Lopes Nunes; Luciano Moreira, Diretor do Grupo Lumar e Ary Jaime Albuquerque.
“O tema que está sendo tratado aqui hoje é de extrema importância, onde aproveito para destacar o trabalho realizado aqui na FIEC pelo Sindverde, Núcleo ESG, SESI Ceará, SENAI Ceará e IEL Ceará. Colocamos a FIEC à disposição do que os sindicatos precisarem e que em 2023 possamos nos unir mais ainda, com projetos estruturados prontos para participar de editais de inovação. O objetivo de todos é sempre melhorar e avançar nessa temática de sustentabilidade. Parabéns a todos”, afirmou Paulo Holanda.