O prefeito José Sarto participou, na última terça-feira (11/04), de reunião com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Um dos objetivos do encontro foi iniciar diálogos para projetos em benefício de Fortaleza. Sarto também acompanhou reunião entre o Ministério e mais 12 outros prefeitos cearenses, para que fossem traçadas ações para minimizar os impactos das chuvas intensas dos últimos dias. Na ocasião, o prefeito se solidarizou com a situação das cidades mais atingidas.
“Fortaleza presta solidariedade a todos os municípios cearenses que estão passando por dificuldades em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias. Na reunião, tivemos 13 prefeitos, o ministro Waldez Góes e o deputado federal André Figueiredo discutindo e colocando prioridades para minimizar os efeitos das chuvas”, afirmou.
Sarto pontuou ainda algumas das ações que devem ser realizadas para auxílio dos municípios cearenses. “Como o ministro colocou, a ajuda humanitária é imprescindível neste momento, o objetivo é colocar a prioridade em quem está passando por mais necessidade. Também discutimos ações para desobstrução de estradas, lembrando que a ajuda é em várias frentes, como o fornecimento de alimentos, colchões, recursos íntimos e alocação de equipamentos públicos”.
O deputado federal André Figueiredo ressaltou a importância do diálogo entre as diferentes esferas federativas e afirmou que a reunião se tornou necessária visto os impactos abruptos causados pelas precipitações.
“Nós tínhamos visto a preocupação de todos os prefeitos dos municípios atingidos por enchentes e alagamentos no Ceará, foram chuvas muito intensas e num curto espaço de tempo. Várias pontes e estradas se tornaram intransitáveis, casas também foram destruídas e alguns municípios chegaram a registrar óbitos. O ministro Waldez, por ter sido governador do Amapá, sabe bem as necessidades pelas quais o poder executivo passa, principalmente municípios pobres do Norte e Nordeste. Por este motivo, o Governo Federal tem feito questão de mostrar celeridade no pronto atendimento a estas demandas”, defendeu André Figueiredo.
O ministro Waldez Góes reforçou que o Governo Federal busca trabalhar de maneira conjunta com os municípios na realização de ações de auxílio e minimização de impactos.
“O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional está à disposição de todos os municípios e não apenas aqueles que puderam participar da reunião, já que muitos prefeitos não puderam participar por conta do estado de emergência em suas cidades. O Ministério fará tudo que puder no auxílio dessas cidades. É uma recomendação do presidente Lula que nós trabalhemos juntos aos municípios na ajuda humanitária, seja com água, alimento, limpeza, abastecimento e desobstrução de ruas. E, se for preciso reconstruir casas, pontes e estradas, nós ajudaremos também”, declarou Waldez Góes.