Na manhã desta segunda-feira (21/08) membros do SESI Ceará apresentaram aos colaboradores das Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria (UNISSIN), de Fortaleza, Juazeiro e Sobral, o edital de “Segurança em Máquinas e Equipamentos – NR 12 (SESI). O encontro, realizado de forma on-line, contou com a participação também dos consultores de vendas do SESI; da Superintendente do Sinduscon Ceará, Sílvia Castro e do Presidente do Sindserrarias, José Agostinho.
Com o intuito de auxiliar as empresas na adaptação à Norma Regulamentadora nº 12 (NR 12), que visa a segurança dos trabalhadores na operação de máquinas e equipamentos, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) lançou o edital intitulado “Inovação para Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos – NR 12”.
A iniciativa tem como foco central a redução dos riscos de acidentes de trabalho relacionados à operação de serras dos tipos circular e de fita. O edital disponibilizará um total de R$ 10 milhões em recursos para a modernização das máquinas de micro e pequenas empresas em todo o território nacional. Essas empresas, que atualmente não contam com sistemas de proteção adequados, poderão atualizar seus equipamentos para estar em conformidade com as exigências da NR 12. A norma completa pode ser acessada clicando aqui.
No âmbito local, o SESI Ceará será o responsável pelo gerenciamento do projeto, oferecendo suporte na submissão de propostas por parte das empresas interessadas.
“Esta é uma oportunidade extremamente atrativa para todos os empresários que desejam estar em conformidade com a norma NR 12, com certeza temos interesse”, declarou Agostinho.
Quem está apto a participar
Para fazer parte do programa, as micro e pequenas empresas devem já ter implementado um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Caso essa etapa ainda não tenha sido cumprida, elas poderão criar o PGR de forma gratuita, através da plataforma Sesi Facilita, cujo acesso pode ser feito clicando aqui.
Também é essencial realizar uma avaliação do equipamento que passará pelo processo de modernização. O investimento necessário não pode ultrapassar 30% do valor depreciado da máquina. O SESI-DF estará à disposição das empresas para fornecer auxílio na realização desse cálculo.
Custos e Prazos
Durante a apresentação do projeto, as empresas têm a oportunidade de submeter à análise quantos equipamentos necessitarem de modernização. O SESI cobrirá 95% do custo total, enquanto a empresa entrará com uma contrapartida de 5%.
Os recursos disponibilizados poderão ser destinados à contratação de terceiros, à compra de insumos e ao pagamento de horas técnicas de inovação.
O prazo para o cadastro de projetos se estenderá até 29 de setembro, podendo ser encerrado antecipadamente, caso os recursos se esgotem. As submissões serão analisadas pelo Departamento Nacional do SESI, seguindo a ordem de envio. As empresas selecionadas firmarão contratos para a execução dos projetos, com previsão de conclusão ainda neste ano, até o dia 30 de novembro.
Processo de Inscrição
As micro e pequenas indústrias do Distrito Federal que possuam máquinas dos tipos circular e de fita, e que ainda não estejam adequadas à NR 12, podem preencher um formulário com informações da empresa clicando aqui.
No caso de dúvidas, as empresas interessadas podem entrar em contato com Camila Lavor, especialista técnica na área de Engenharia Mecânica na Unidade de Inovação e Tecnologia (UNITEC) do SENAI-CE, através do e-mail calavor@sfiec.org.br ou dos telefones (85) 9 9186.5994 / (85) 3421.5839.
Fonte: Plataforma Inovação para a Indústria
-
Confira os oito primeiros secretários de Evandro Leitão: Idilvan Alencar assume Educação15 de dezembro de 2024
-
Avenida Beira-Mar recebe 2ª Grande Feira de Empreendedorismo de Fortaleza10 de dezembro de 2024
-
Freitas Cordeiro apresenta números da Jornada Integração no Encontro de Líderes Cedelistas10 de dezembro de 2024