O 1º Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, prestigiou, nesta sexta-feira, 15/09, o lançamento do Anuário do Ceará 2023-2024, publicação da Fundação Demócrito Rocha que reúne dados e análises sobre os 184 municípios do Estado. O evento, realizado no La Maison Dunas, contou com a presença de autoridades, empresários e personalidades cearenses.
Liderada pela Presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Luciana Dummar, e o Editor-Geral do Anuário, Jocélio Leal, a cerimônia também teve, entre os convidados, o Ministro da Educação, Camilo Santana; o Governador em Exercício, Evandro Leitão; o Ex-Presidente da FIEC Beto Studart; o Prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira; o Diretor Financeiro Adjunto da FIEC, Carlos Rubens; e o CEO da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres.
Também compareceram ao evento o Presidente do Superior Tribunal Militar, Joseli Parente Camelo; a Senadora Augusta Brito; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Abelardo Benevides; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdomiro Távora; o Deputado Federal José Guimarães; o Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim; o Procurador-Geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro; e a Coordenadora do Núcleo ESG-FIEC, Alcileia Farias.
O Anuário é considerado a publicação impressa mais antiga em circulação no Ceará. Ao todo, a obra possui 14 capítulos, que abordam temas como Economia, Política, Infraestrutura, Cultura e outras áreas. “Esse Anuário já tem mais de 100 anos, é uma instituição. Traz dados de todo o Ceará e permite acompanhar de perto a evolução da economia e da demografia do Estado. Para o empresário, a vantagem é poder saber onde estão os possíveis clientes para que ele possa colocar melhor os seus produtos”, destacou Carlos Prado, parabenizando o trabalho realizado pela Fundação Demócrito Rocha.
“O Anuário é um dos principais afluentes do Rio Jaguaribe. Nas suas páginas, há muito do nosso sangue, o sangue do Ceará”, afirmou. “Nós apresentamos, em nosso conteúdo, as possibilidades de abundância. Estaremos sempre a combater as desigualdades regionais, ao lado do Nordeste e dos nordestinos”, acrescentou.
Já Camilo Santana ressaltou a importância das informações divulgadas no Anuário e ainda o valor cultural da publicação. “É uma peça quase perfeita, porque, além da informação, de deixar-nos atualizados dos números do Ceará, traz também cultura, arte, nossas raízes”.
Hidrogênio Verde
A edição deste ano do Anuário do Ceará apresenta seção dedicada especialmente ao Hidrogênio Verde, com dados sobre o hub em implantação no Complexo do Pecém e a lista das 30 empresas que assinaram protocolos de intenção com o Governo do Estado para a construção da estrutura.
O tema foi destaque na fala do Governador em Exercício, Evandro Leitão, que também comentou números positivos da indústria no Ceará.
“Na nossa economia, o Ceará é o primeiro e único estado em crescimento positivo na nossa indústria. Temos uma gestão fiscal que foi eleita entre as melhores do país. Tudo isso é sinal de que o Estado está pulsando”.