O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou, hoje (22/09), da sessão solene em comemoração aos 70 anos do Grupo M. Dias Branco, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza. A iniciativa foi do Presidente da Comissão de Indústria, Desenvolvimento Econômico e Comércio, Deputado Estadual Firmo Camurça e do Deputado Estadual Queiroz Filho.
Participaram da mesa diretora as seguintes autoridades: o Presidente das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante; o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Deputado Estadual Evandro Leitão, o Presidente da Comissão de Indústria Desenvolvimento Econômico e Comércio, Deputado Estadual Firmo Camurça; a Vice-Presidente Financeira do Grupo M. Dias Branco, Graça Dias Branco da Escócia; a Vice-Presidente de Administração, Desenvolvimento e Sustentabilidade do Grupo M. Dias Branco, Regina Dias Branco e o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, (SDE) Salmito Filho, que representou o Governador do Estado, Elmano de Freitas.
Ao considerar o Grupo M. Dias Branco como uma empresa símbolo para os cearenses, Ricardo Cavalcante destacou a trajetória dos empresários Manoel Dias Branco e sua família pelo seu histórico empresarial: “O que era uma pequena padaria artesanal em meados do século passado, se transformou em um dos maiores grupos empresariais do Brasil, com algumas dezenas de indústrias e complexos industriais, cuja ação tem sido capilarizada a partir de centros de distribuição instalados em regiões estratégicas, que possibilitam a presença de suas marcas no país inteiro e, nos quatro cantos do mundo”, enfatizou.
No mesmo discurso, O Presidente da FIEC elogiou a responsabilidade social do Grupo. “Consciente da importância de contribuir para a sustentabilidade do planeta, o Grupo M. Dias Branco tem investido forte na redução dos impactos ambientais causados por suas operações, e na eficiência no uso dos recursos naturais em todas as suas unidades”, concluiu.
Grupo M. Dias Branco
A Vice-Presidente Financeira do Grupo M. Dias Branco, Graça Dias Branco da Escócia representou o Grupo e também relembrou os esforços do avô e do pai dela Manuel Dias Branco e Francisco Ivens Dias Branco: “Partindo de um pequeno empreendimento denominado Padaria Imperial, localizado na rua Visconde do Rio Branco, em Fortaleza, meu avô deu os seus primeiros passos para o que futuramente viria se tornar a nossa Companhia. No ano de 1953, com o início da produção em escala industrial, nasceu a Fábrica Fortaleza, unidade industrial que deu início à consolidação do que hoje é a M. Dias Branco”, contou.
A Vice-Presidente Financeira do Grupo M. Dias Branco também relacionou a história das empresas com a do Estado do Ceará: “A empresa incrementou a produção em larga escala, expandiu seu parque industrial, realizou suas primeiras aquisições e abriu capital ao mercado, passando a negociar suas ações na bolsa de valores. Essa marca icônica para nossa companhia se expandiu e, hoje, é classificada como “top of mind” e líder nos mercados de massas e biscoitos da região Nordeste”, disse.
Discursos
Ao se manifestar sobre o requerimento para a homenagem, o Presidente da Comissão de Indústria Desenvolvimento Econômico e Comércio, Deputado Estadual, Firmo Camurça reforçou o fato da sugestão ter sido aceita pela unanimidade dos parlamentares: “Estou muito feliz por ter dado entrada para essa sessão solene que reconhece a importância desse grupo econômico de referência no nosso estado, no país e em vários países”, disse.
O Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Evandro Leitão, enfatizou o impacto econômico trazido pelo Grupo M. Dias Branco para a economia do Estado e do país: “o Grupo M. Dias Branco se tornou líder nacional em massas e biscoitos e, hoje, emprega mais de 17 mil colaboradores. Precisamos reconhecer também que as operações são feitas hoje em dia, em mais de 40 países”, afirmou.
Ao representar o Governador Elmano de Freitas, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, (SDE) Salmito Filho, também destacou os avanços trazidos para a economia: “O Grupo M. Dias Branco é importante, necessário e estratégico para a economia do nosso país. O Governador Elmano de Freitas reafirma que quem gera emprego e renda são as empresas, que desenvolvem um papel social ao criarem oportunidades para a população”, concluiu.
Mais homenagens
A sessão solene também homenageou a Analista de P&D da unidade GME, Janaina da Silva Gomes, pelos serviços prestados como colaboradora do Grupo M. Dias Branco nos últimos dez anos.
O reconhecimento foi estendido para a Assistente de Controle de Qualidade da Unidade Maracanaú, Francineide de Sousa Pantaleão, pelos 20 anos de trabalho, para o Analista Comercial da unidade Moinho Dias Branco, Mário Augusto Brito, pelos 30 anos e também para o Operador de Máquina de Fábrica Fortaleza, Francisco Gilberto da Silva, pelos 40 anos de empresa.
Também estiveram presentes na solenidade, o Vice-Presidente Jurídico, de Governança, Riscos e Compliance do M. Dias Branco e Presidente do Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias e Biscoito no Estado do Ceará (Sindmassas), Daniel Gutierrez; o Vice-Presidente de Investimentos e Controladoria do M. Dias Branco, Gustavo Theodoro; o Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas, Pesca e subscritor do requerimento, Deputado Estadual Studart Castro; o Secretário de Comunicação da Prefeitura de Maracanaú, Rafael Pessoa; a Superintendente da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Selene Penaforte e o Diretor Administrativo do Centro Paradesportivo Edvaldo Prado, nadador paralímpico cearense e referência na natação paraolímpica, por ter conquistado várias competições nacionais e internacionais.