A Prefeitura de Fortaleza aplicou 107.067 doses na Campanha Nacional de Multivacinação 2023, que foi encerrada na última quinta-feira (14). Foram 39.546 doses em crianças entre zero e 6 anos, 11 meses e 29 dias e 67.521 doses disponibilizadas a crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos completos.
As vacinas mais aplicadas na faixa etária do público-alvo da campanha foram a Influenza, com 17.110 doses; contra a covid-19, com 8.713 doses; contra o HPV, 6.406 doses; e a Meningocócica ACWY (conjugada) com 2.562 doses.
Durante os 15 dias de mobilização, foram disponibilizadas todas as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na atualização do esquema vacinal de crianças e adolescentes na faixa etária entre zero e 14 anos, 11 meses e 29 dias, garantindo a proteção contra diversas doenças.
A coordenadora da imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, reforça a importância da vacinação mesmo com o encerramento da campanha. “A vacinação continua diariamente nos postos de saúde, e as pessoas devem comparecer às unidades de saúde da Capital para atualizar a caderneta vacinal e, assim, prevenir agravamentos de doenças e principalmente o retorno de doenças erradicadas no Brasil”, orienta.
O Município de Fortaleza realiza diversas estratégias para ampliar a cobertura, a exemplo da busca ativa realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), visando conscientizar sobre a importância da imunização, além da vacinação realizada nas comunidades das regionais de saúde durante o período de campanha.
A campanha foi um sucesso, mas ainda há muito a ser feito para garantir que todas as crianças e adolescentes estejam vacinados. A Prefeitura de Fortaleza continuará trabalhando para ampliar a cobertura vacinal e proteger a população das doenças.