O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), publicou edital de licitação para a elaboração de estudos e projetos visando a duplicação de trecho da BR-222 entre o acesso à CE-155, no Pecém, e a divisa com o Piauí, passando por Sobral. A ação acontece após um pedido do Governo do Ceará. O valor orçado é de R$ 40.092.042,10, com um prazo de execução de 1.320 dias. As propostas poderão ser enviadas a partir do dia 20 de dezembro deste ano, às 15h, por meio da internet.
O trecho a ser duplicado tem extensão de 220 quilômetros e é considerado estratégico para o desenvolvimento do Ceará. A rodovia liga o Porto do Pecém, um dos principais polos de atração de investimentos do estado, ao interior do Nordeste.
A duplicação da BR-222 vai melhorar a segurança viária e a agilidade no tráfego de mercadorias no trecho. A obra também vai contribuir para o desenvolvimento econômico da região, facilitando o escoamento da produção agrícola e industrial.
O secretário de Infraestrutura do Ceará, Elmano de Freitas, agradeceu o apoio do Governo Federal na chegada de mais uma importante obra para os cearenses. “Agradeço ao ministro dos Transportes, Renan Filho, e ao presidente Lula pela realização dessa importante obra que garantirá mais segurança viária e agilidade no tráfego de mercadorias do Porto do Pecém”, publicou nas redes sociais.
Com a contratação da empresa, o Dnit busca realizar todos os estudos prévios necessários para a execução das obras de implantação, duplicação, adequação de capacidade, restauração, melhorias de segurança e eliminação de segmentos críticos do trecho dentro do território cearense.
Na lista do Novo PAC, do Governo Federal, estão previstas mais melhorias para as rodovias federais no Ceará, como a duplicação da BR-116 entre Pacajus e Tabuleiro do Norte, via Boqueirão do Cesário (Beberibe) e a conclusão da duplicação do Anel Viário de Fortaleza (BR-020).