Após sete anos em cartaz, a exposição “Carnaúba – Árvore da vida” estará no Museu da Indústria até o próximo sábado, 30/03. Os visitantes ainda poderão ter acesso às visitas guiadas gratuitas, às 11h e às 14h.
Ao longo destes anos, mais de 115 mil visitantes, entre estudantes, turistas e moradores de Fortaleza, passaram pela exposição. O equipamento cultural, vinculado ao SESI Ceará, realizou diversas ações educativas ligadas à “Carnaúba – Árvore da vida”, como caça ao tesouro da carnaúba, contação da história da lenda da planta, oficinas de carimbaria, dentre outras atividades.
“Em todo o tempo em que a exposição esteve em cartaz, tivemos a oportunidade de ter como parceiros o Sindcarnaúba, a Associação Caatinga e a empresa S/C Johnson. Aos parceiros e aos visitantes, fica o nosso agradecimento. Em breve, o público poderá acessar a exposição virtualmente, no site do Museu da Indústria.”, comentou o Gestor do Museu da Indústria, Luis Carlos Sabadia.
Na última quarta-feira, 27/03, foi registrada a visita da Escola de Ensino Médio Johnson, da rede pública estadual.
Mais sobre a exposição “Carnaúba – Árvore da vida”
No espaço, painéis de imagens, textos, expositores e maquetes contam a importância da carnaúba para o estado. Co-patrocinada pela SC Johnson, a exposição passeia por aspectos botânicos, geográficos e históricos para valorizar esta planta como símbolo do Ceará e fortalecer o sentimento de pertença dos cearenses com seu patrimônio histórico e natural. Aborda ainda os benefícios da carnaúba, o processo de transformação do pó em cera, os instrumentos utilizados, as tonalidades, o valor econômico e os personagens que se destacaram neste setor.
“Carnaúba – Árvore da vida” reconta a longa história da SC Johnson com o Brasil, que teve início ainda no século XIX e se consolida com H.F. Johnson Jr., líder da terceira geração da família que desembarcou em Fortaleza, em busca de uma reserva permanente da cera de carnaúba, matéria-prima dos produtos da empresa na época. A viagem começou na sede da SC Johnson, em Racine, Wisconsin. Logo em seguida, a companhia abriu sua primeira fábrica no Brasil e se tornou a primeira empresa a refinar a cera de carnaúba – além disso, a SC Johnson passou a ser a primeira fabricante no Brasil a financiar e incentivar pesquisas sobre a árvore da carnaúba.
SERVIÇO
Últimos dias da exposição “Carnaúba – Árvore da vida”
Data: até sábado, 27/03/2024
Onde: Museu da Indústria – R. Dr. João Moreira, 143 – Centro – Fortaleza (CE)
Acesso gratuito
Mais informações: 3201-3901
Site: museudaindustria-ce.org.br