Em um esforço conjunto para fortalecer a educação cívica e promover uma maior compreensão dos processos legislativos, 33 câmaras municipais do estado do Ceará assinaram um convênio de cooperação técnica com a Unipace (Escola Superior do Parlamento Cearense). O marco desse compromisso foi celebrado durante o III Encontro Regional das Escolas Legislativas, sediado em Sobral, na Região Norte do estado.
A presidente da Unipace, deputada estadual Gabriella Aguiar, ressaltou a importância desse avanço, destacando o crescente reconhecimento do papel educativo desempenhado pelo Parlamento. Segundo ela, a expansão das Escolas Legislativas não apenas complementa as funções tradicionais do Poder Legislativo, mas também abre vastas possibilidades para o aprimoramento das competências dos servidores, assessores e, consequentemente, para o enriquecimento da sociedade como um todo.
“É imenso o potencial educativo das Escolas Legislativas, pois não apenas promovem o entendimento dos processos democráticos e dos direitos e deveres dos cidadãos, mas também fomentam o engajamento cívico e social. A Unipace é uma ferramenta fundamental nesse contexto, oferecendo programas educacionais que transcendem as barreiras do Legislativo, alcançando toda a sociedade”, explicou a deputada Gabriella.
A Unipace, órgão vinculado à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, foi instituída com o propósito de promover o desenvolvimento profissional dos membros e servidores do Legislativo, assim como das entidades públicas estaduais e municipais. Suas atribuições incluem a realização de programas de capacitação e aperfeiçoamento, visando à especialização em áreas afins.
Dentre os presentes à cerimônia, estiveram representantes das câmaras municipais que formalizaram o acordo, incluindo a diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, e diversas autoridades locais, como a presidente da Câmara de Sobral, Socorro Brasileiro, e representantes das câmaras de Carnaubal, Cruz, Itarema, Massapê, Meruoca, Reriutaba, Barroquinha, Bela Cruz, Cariré, Chaval, Croatá, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Ipu, Ipueiras, Itapajé, Amontada, além de outras personalidades, evidenciando o compromisso coletivo com a educação e o fortalecimento democrático por meio das Escolas Legislativas.
-
Jijoca de Jericoacoara: a cidade do nepotismo09 de janeiro de 2025
-
Prefeito de Pacajus inicia mandato com ações para reduzir dívida pública e melhorar serviços municipais07 de janeiro de 2025
-
Nesta sexta-feira (3), Governo do Ceará autoriza obras de esgotamento sanitário em 17 municípios02 de janeiro de 2025