Na última quarta-feira (22/05), o Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Estado do Ceará (Sindiverde) recebeu a visita da Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Vilma Freire, para a apresentação de uma pesquisa sobre o setor de reciclagem. O material foi produzido em parceria com o Observatório da Indústria e trouxe estudos de casos reais do Nordeste.
“Esse trabalho serve como base para propor mudanças na legislação, visando o aumento do PIB do setor em até sete vezes. Se aprovada, a proposta também irá movimentar a economia interna do Ceará”, explica o Presidente do Sindiverde, Mark Augusto.
A pesquisa apresentou o potencial de crescimento da área e o alto índice de informalidade existente, o que impacta em uma menor geração de empregos e, consequentemente, em uma arrecadação pública menor quando comparada a outros estados. A proposta do Sindicato também se mostra como um fator importante para o desenvolvimento sustentável do Estado.