A política é, sem dúvida, um campo marcado pela sua dinamicidade. Em Cascavel-CE essa realidade foi evidenciada de forma surpreendente pela atuação do ex-prefeito Tino Ribeiro e seus dois filhos, Tiago Lutiani, atual prefeito do município, e João Pedro Ribeiro.
Em maio deste ano, Cascavel foi palco de uma operação policial envolvendo o prefeito Tiago Lutiani, acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em licitações. A operação, foi conduzida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) através da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) e do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA). Na ocasião, foram apreendidos mais de R$ 1 milhão em dinheiro vivo dentro de um carro, além de várias caminhonetes, estimando-se um valor total de aproximadamente R$ 3 milhões.
O que torna o caso ainda mais peculiar é o fato de que o próprio ex-prefeito Tino Ribeiro, pai de Tiago, esteve envolvido na denúncia contra o filho, junto com João Pedro, seu outro filho. Entretanto, os últimos acontecimentos revelaram uma reviravolta inesperada. Neste sábado (21) João Pedro divulgou um vídeo expressando seu posicionamento diante dos recentes fatos políticos em Cascavel, destacando que, apesar de ter sido um dos denunciantes ao lado de seu pai, Tino Ribeiro, o ex-prefeito decidiu se aliar ao filho Tiago.
No vídeo, João Pedro foi enfático ao reafirmar sua posição às práticas corruptas que denunciou ao lado do pai: “Eu não estou à venda, não vou me juntar ao dinheiro da corrupção que ajudei a denunciar com meu pai. Sou consistente, tenho palavra e eu não vou assinar embaixo para permanecer na mesma cena do crime”, ressaltou João.