Eh Política

IEL Ceará inicia segunda turma do MBA em Gestão de Energias Renováveis

 

Diante das crescentes oportunidades ligadas à transição sustentável e à inovação no setor energético, o IEL Ceará celebrou a abertura da segunda turma do MBA em Gestão de Energias Renováveis. A aula inaugural do curso, realizado em parceria com o Centro Universitário Farias Brito (FB Uni), ocorreu nesta segunda-feira (07/10), na Casa da Indústria, marcando o início da jornada de novos alunos rumo à capacitação profissional para atuar no segmento e atender às demandas de um mercado em expansão.

O consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Jurandir Picanço, ministrou uma apresentação panorâmica sobre o setor de energia no mundo e no Brasil, destacando os desafios trazidos pela transição energética e a implantação do hidrogênio verde, que deve ampliar ainda mais as perspectivas profissionais nos próximos anos.

“A expectativa é de um crescimento acelerado no segmento de energias renováveis, impulsionado pela transição energética e pela oportunidade do hidrogênio verde, que nada mais é do que a transformação da energia renovável em moléculas. Para isso, é fundamental que haja profissionais com o conhecimento necessário para se especializar e desenvolver as atividades inerentes a esse processo. O IEL está de parabéns por promover cursos que atendem à demanda desse mercado em ascensão”, afirmou Picanço.

Durante o evento de boas-vindas aos alunos, Joaquim Rolim, professor do MBA e especialista em Energias Renováveis que colaborou na criação do curso, compartilhou informações sobre o crescimento dos investimentos em energia limpa e o consequente aumento nas oportunidades de emprego para especialistas no setor.

“Em 2023, o setor de energias renováveis empregou 16 milhões de pessoas no mundo. Desse total, mais de 1 milhão estão no Brasil, sendo a maior parte na bioenergia. Até 2040, a expectativa é triplicar o número de profissionais atuando na área. Teremos grandes oportunidades de atuação, como no hidrogênio verde e em data centers, por isso é muito relevante termos iniciativas como esta, que preparam profissionais qualificados para atender às necessidades do cenário atual”, disse.

O curso de pós-graduação lato sensu tem duração de um ano e três meses, com aulas presenciais e remotas. Ao todo, são 21 disciplinas, focadas na prática profissional e no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários à gestão de atividades no setor de energias renováveis.

Ana Zuleika Bastos, especialista em Educação Executiva do IEL Ceará e coordenadora do curso, apresentou detalhes do cronograma do curso e explicou a dinâmica dos encontros da segunda turma. Segundo ela, o MBA evoluiu significativamente ao longo de mais de um ano de existência, com atualizações constantes para garantir a formação de profissionais capacitados para inovar e contribuir com a transformação digital e a transição energética.

“Estamos muito felizes com esta segunda turma. A primeira foi um sucesso, com uma avaliação muito positiva dos participantes. Estamos trazendo ao mercado uma especialização completa em uma área que está em alta e necessita de profissionais qualificados para atender às novas demandas globais”, avaliou Ana Zuleika.

A primeira edição do MBA está formando cerca de 30 alunos, que atualmente estão desenvolvendo seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), com temas focados no setor energético. “Em dois meses, teremos esses trabalhos finalizados. Nossa intenção é publicar um livro com a coletânea dos artigos”, concluiu Ana Zuleika.

Sair da versão mobile