Um dos principais eventos do setor de reciclagem e transformação de resíduos sólidos no Ceará, a Exporecicla Sustentável, teve início nesta quinta-feira (07/11), na Casa da Indústria, com uma programação voltada para a promoção de soluções e inovações. O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou da cerimônia de abertura da feira ao lado do Presidente do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde), Mark Augusto Pereira. O evento ocorre até a próxima sexta-feira (08/11) e é uma realização do Sindiverde, com apoio da FIEC, SESI Ceará, SENAI Ceará, IEL Ceará e SEBRAE Ceará.
A Exporecicla reúne empresários, especialistas e gestores públicos para discutir formas de transformar o descarte e o lixo em oportunidades econômicas, despertando a consciência sobre a gestão adequada dos resíduos e mostrando como o setor pode se tornar um motor de crescimento sustentável. Com uma programação marcada por exposições de produtos, palestras e networking, o evento apresenta soluções e inovações tecnológicas para reduzir o impacto do descarte inadequado e estimular um modelo de economia sustentável.
Ricardo Cavalcante destacou, em seu discurso na solenidade de abertura, a relevância do tema no cenário global e parabenizou o Sindiverde pela iniciativa de mobilizar as discussões.
“Fico muito feliz que o Sindiverde, com toda a diretoria de Mark Augusto e as empresas do setor, esteja fazendo esse trabalho de uma forma muito bonita, que envolve os municípios, o Estado e a União, para que possamos todos, cada vez mais, assumir essa responsabilidade socioambiental. Parabéns a todo o corpo de colaboradores do Sindiverde, bem como aos empresários e colaboradores dessas empresas. Espero que esse evento cresça cada vez mais, pois é por meio da transformação, da inovação e da inteligência que podemos transformar produtos, que para alguns não têm utilidade, em algo de grande serventia para outros”, afirmou.
Cavalcante também reforçou o compromisso do Sistema FIEC e dos sindicatos associados com a pauta da sustentabilidade e a busca por alternativas sustentáveis para as indústrias. “A FIEC é a primeira federação do país que possui um núcleo ESG certificado por um organismo internacional, o Bureau Veritas, em um trabalho que começamos há dois anos. Hoje, temos 48 indústrias dentro do Núcleo ESG-FIEC, incluindo micro, pequenas e médias empresas certificadas, pois não é uma questão de porte, mas de atitude”, complementou o dirigente.
Mark Augusto Pereira agradeceu ao Sistema FIEC pelo apoio fundamental às ações do Sindiverde, o que possibilita a ampliação das qualificações e mais soluções inovadoras para os empresários que trabalham com reciclagem.
“Somos um evento que não só reforça, mas também fortalece o papel da reciclagem e da sustentabilidade na nossa sociedade. Aquela velha máxima de ‘sobrou, jogou fora’ não se aplica aqui. Hoje, enfrentamos uma crise com o lixo e a poluição, que impactam o ar, rios e mares, exigindo atitudes urgentes. Nesse contexto, buscamos ações incisivas para apoiar e incentivar as empresas recicladoras e transformadoras de resíduos sólidos do Ceará. Nosso compromisso é ajudar as empresas a enfrentar os desafios da gestão de resíduos, promovendo um ambiente onde o crescimento econômico e a sustentabilidade caminhem juntos”, declarou o Presidente do Sindiverde.
Estiveram presentes a Secretária do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Vilma Freire; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; o Superintendente Regional do SESI-CE e Diretor Regional do SENAI-CE, Paulo André Holanda; o Diretor Financeiro Adjunto da FIEC, Carlos Rubens; o Vereador de Fortaleza, Robério Sampaio; o Conselheiro da Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza (ACFor), Paulo Henrique Lustosa; o Presidente do Sindserrarias, Agostinho Alcântara; o Presidente do Conselho Fiscal da FIEC, Pedro Alfredo; o Presidente do Sindpan, Alex Martins; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; entre empresários e profissionais da área de reciclagem.
Homenagens
Durante a abertura da Exporecicla, o Sindiverde realizou homenagens a personalidades da indústria cearense e parceiros atuantes no setor de reciclagem no Ceará. O Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, e o Superintendente Regional do SESI-CE e Diretor Regional do SENAI-CE, Paulo André Holanda, estiveram entre os homenageados.
“Estou muito grato por essa honrosa homenagem. Esse reconhecimento é um grande estímulo para continuar trabalhando com dedicação e paixão em prol dos objetivos comuns das nossas indústrias”, declarou Chico Esteves, que dedicou a condecoração a sua família e companheiros de diretoria da Federação das Indústrias.
Paulo André Holanda enalteceu a atuação abrangente do Sindiverde em atender as demandas de resíduos de toda a indústria, encontrando sempre no SENAI Ceará um parceiro para ações inovadoras.
“Muito se fala em inovação, uma pauta muito importante. Mas eu sempre digo que não se faz inovação sem conhecimento. É preciso ter conhecimento. E o Sistema FIEC tem apostado cada vez mais na capacitação e na qualificação e, junto aos sindicatos associados, temos trabalhado intensamente com nossas equipes para o crescimento das empresas. Aqui também vejo a preocupação central do Sindiverde para que as três palavras importantes do ESG – governança ambiental e social – façam diferença na vida das pessoas. Mantemos conversas diárias com o sindicato e empresários do setor”, relatou.
O empresário Márcio Dantas, da empresa R7 Plast; o Vereador de Fortaleza, Robério Sampaio; o Diretor Comercial da Brasil Reciclagem, Sérgio Ferreira; e o conselheiro da ACFor, Paulo Henrique Lustosa, também foram homenageados na cerimônia.
-
Confira os oito primeiros secretários de Evandro Leitão: Idilvan Alencar assume Educação15 de dezembro de 2024
-
Avenida Beira-Mar recebe 2ª Grande Feira de Empreendedorismo de Fortaleza10 de dezembro de 2024
-
Freitas Cordeiro apresenta números da Jornada Integração no Encontro de Líderes Cedelistas10 de dezembro de 2024