A pesquisa Genial/Quaest, divulgada na última segunda-feira (3), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto em todos os seis cenários projetados para o primeiro turno das eleições de 2026. O petista se mantém à frente de possíveis adversários com percentuais que variam entre 28% e 33%.
O levantamento testou nomes como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido); o coach Pablo Marçal (PRTB); o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL); o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não foi incluído na pesquisa, pois está inelegível desde 2023, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o condenou por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação.
Cenários testados
Em um primeiro cenário, Lula aparece com 30% das intenções de voto, seguido por Tarcísio de Freitas (13%), Gusttavo Lima (12%) e Pablo Marçal (11%). Ciro Gomes tem 9%, enquanto Romeu Zema e Ronaldo Caiado aparecem com 3% cada.
Em uma segunda projeção, sem Tarcísio de Freitas e com Eduardo Bolsonaro no páreo, Lula mantém a liderança com 28%, seguido por Gusttavo Lima e Pablo Marçal, ambos com 12%, e Eduardo Bolsonaro com 11%.
Quando nem Tarcísio nem Eduardo Bolsonaro são incluídos, Lula sobe para 32%, com Marçal (14%), Gusttavo Lima (13%) e Ciro Gomes (12%) logo atrás. Já em um cenário sem Marçal, Gusttavo Lima atinge 18%, enquanto Lula registra 33% e Ciro fica em terceiro, com 13%.
*Gusttavo Lima comenta resultado*
Após a divulgação da pesquisa, Gusttavo Lima se pronunciou em suas redes sociais. O cantor sertanejo demonstrou surpresa com o desempenho e afirmou estar feliz com o reconhecimento:
“Pessoal, tudo bem com vocês? Olha, passando aqui pra deixar um grande abraço pra todo mundo e dizer que eu tô muito feliz. Hoje de manhã foi publicada uma pesquisa do Instituto Genial/Quaest e eu confesso a vocês que eu não esperava por um resultado desse agora, já que o Brasil tem tantos nomes que eu gosto e respeito. Já que veio de um instituto certo, que foi o que mais acertou as pesquisas nas últimas eleições, eu vim aqui de coração dizer a vocês que gostam de vir aqui e me acompanham, uma única coisa: só Deus, só Ele lá pode parar um sonho. Então, bebê, queria dizer pra vocês que eu tô aqui ouvindo vocês, independente de qualquer coisa. O Brasil tem jeito e não vamos desistir do Brasil. Acho que a parte mais difícil da minha vida foi sair de onde eu saí e chegar até aqui. E de onde eu saí existem milhões. De toda forma, a mim não importa. Nossa história tá começando agora, viu Brasil? Vamos com tudo, que Deus nos abençoe.”